quinta-feira, 7 de março de 2013

Todos devem combater firmemente a inflação e os juros no Brasil


                                                            Com os novos patamares de juros vigentes no País atualmente, quem vive da especulação financeira tem que mudar de comportamento e buscar horizontes mais compatíveis com a nova realidade brasileira tanto quanto à inflação quanto ao próprio nível de juros. Mas, o comportamento do Banco Central quanto ao controle do nível geral de preços pode sinalizar perfeitamente para os especulares que continuam tendo forma de como ganhar dinheiro no mercado financeiro apostando nos juros futuros e outros tipos de ativos especulativos.
 O governo deve, evidentemente, cuidar da política monetária, notadamente aquela que objetiva a redução dos juros e da inflação, com a máxima eficiência, com bastante cuidado e acentuada coerência. Por toda a história vivida pelo Brasil nos últimos quarenta anos proporcionou ao País enorme experiência e capacidade para gerir toda a problemática advinda das políticas de juros e de combate à inflação.
 Segundo o governo, notadamente as autoridades que cuidam da política econômica, está sendo observado de muito perto o comportamento da inflação, com mais atenção à evolução de algumas de suas causas como, por exemplo, as conseqüências do aumento do preço dos alimentos causado pelos choques de oferta, inclusive externos, no início do ano. Esse é um ponto que deve ser tratado com bastante atenção para que não revivamos momentos tão cruéis e desagradáveis que a sociedade brasileira passou em épocas passadas. Além disso, o governo deve ficar muito atento ao mercado de trabalho porque é altamente gerador de inflação devido ao forte poder de reposição de inflação.
 O governo tem demonstrado bastante coragem no enfrentamento em muitas situações que poderiam afetar negativamente a diminuição dos juros como, por exemplo, o problema da mudança na caderneta de poupança, cuja redução no rendimento afetou muitas pessoas. O governo conseguiu implantar a alteração na metodologia de remuneração na caderneta de poupança, o que possibilitou uma queda importante na taxa de juros real. Agora, o Brasil experimenta a sua taxa de juro real e nada mudou na condução da política monetária.
Com a várias medida adotada, a taxa de juros real no Brasil, que foi a maior do mundo durante mais de vinte anosa, atualmente está em torno de 2% ao ano. Mesmo assim, existem muitos países em que essa taxa é muito mais baixa do que a nossa, em vários deles ela está negativa.
 Evidentemente que o governo pode mexer nos juros a qualquer momento, desde que as condições estejam favoráveis ou desfavoráveis. Ninguém pode imaginar que dada a seriedade com que a nossa política econômica é tratada nenhuma bobagem será praticada para atender o simples desejo de qualquer pessoas que não seja a estabilidade e o crescimento de forma sustentável. 
Claro que o controle da inflação não depende apenas da taxa de juros, mas também de outros fatores. A redução da taxa de inflação brasileira é uma tarefa que necessita da participação de todo o governo, além de toda a sociedade, principalmente das entidades representativas, dos empresários e de toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário