domingo, 31 de março de 2013

Zico, Pelé e o Rei Roberto Carlos são excelentes exemplos para quem deseja fazer sucesso duradouro


Por Carlos Rosa, Engenheiro, MBA Gestão de Pessoas, especialista em Liderança e Atendimento. Palestrante e escritor de 2 livros: “Líder – Gestor de Expectativas” e ” Disciplina, A Trilha do Sucesso”
Na recente e badalada comemoração dos 60 anos do Zico, fiquei impressionado: como um atleta, depois de deixar os gramados por mais de 20 anos, ainda é pauta na mídia. Milhares de jogadores neste período passaram pelo esporte sem esta referência. Pelé, com 70 anos, é pauta a cada semana na mídia. O Rei Roberto Carlos também é outro exemplo de plano de carreira bem estruturado, pois seus shows continuam superlotados durante décadas.
Com certeza, não é o talento o componente mais importante, embora seja um fator determinante para ter tido sucesso na carreira. Os fatores determinantes para a reputação são pautados no comportamento consistente, relacionamento e autenticidade.
A manutenção de seus valores e crenças aliada a uma obstinada vontade de vencer através da exaustiva disciplina de treinamentos e de não sair do seu foco são razões fortes para atingir a plenitude da carreira e conseguir resultados consistentes para elevação da reputação.
Recentemente, o Pelé, após uma operação com 70 anos de idade, preocupava-se em fechar a boca neste período para não engordar, pois não podia fazer exercícios físicos. Linda mensagem para quem quer brilhar: saber que necessitará se privar de algumas vontades em qualquer idade.
O Roberto Carlos, nas ultimas décadas, lançou poucas músicas, mas sabe como ninguém valorizar e perpetuar as suas canções, que tocam os corações que se alimentam de paixão. O relacionamento com seu publico é uma áurea de amor. A cada Natal, muitas músicas iguais, com emoções diferentes e ibope alto. Um verdadeiro planejador de carreira.
No clássico da celebração dos 60 anos do Galinho, foi feita uma homenagem da torcida do botafogo ao craque, mesmo sabendo que ele, muitas vezes, deixou estes torcedores tristes. Neste caso, vemos que o respeito e profissionalismo do atleta falam mais alto do que a rivalidade. Vemos a unanimidade da mídia ao comentar sobre seu respeito em atender a todos, sem procurador ou intermediário.
Todos estes pilares e exemplos da boa administração da carreira nunca se envolveram em drogas, caminho fácil para o prazer e para a dependência. Eles sabem que o sacrifício, em alguns momentos cruciais, é necessário para a melhoria da técnica. Todos também respeitaram muito seu público, seus técnicos e a imprensa. A consistência das suas ações aliada ao respeito ao ser humano e sua marca pessoal, são as matérias primas primordiais para uma carreira brilhante.
Ótimos exemplos para alavancar as nossas carreiras.
Saúde e Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário