domingo, 31 de março de 2013

Conheçam a CODIGMA e uma Cooperativa de Produção de Artefatos de Origem Vegetal Minerais e Recicláveis em Açailândia-MA





É
 uma Cooperativa de Produção de Artefatos de Origem Vegetal Minerais e Recicláveis, que tem como objetivo geral gerar trabalho e renda para pessoas oriundas do Trabalho Escravo ou que se encontrem em risco de vulnerabilidade social, consideradas alvo fácil de aliciamento para este tipo de prática. Atualmente a CODIGMA é composta com três núcleos de produção, com os seguintes produtos:

Carvão Ecológico Reciclado, brinquedos e artefatos de madeira reciclada e papel e artefatos de papel reciclado, que em sua funcionamento visa a garantia dos direitos humanos, com base nos princípios de preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Fundada em 2007 esta cooperativa esta em faze de consolidação e trabalha em busca de sua sustentabilidade buscando assim a consecução dos objetivos acima expostos. O retorno financeiro para os cooperados se da no sistema de cooperativismo (se divide as sobras mensalmente de acordo com as horas trabalhadas), como o projeto ainda se encontra em fase de implementação este ganho ainda é muito variado, até o momento os trabalhadores estão recebendo apoio de projetos sociais do CDVDH, pois a auto-sustentabilidade destes núcleos de produç&˜o ainda é frágil.
A quem beneficia?

Com este trabalho mais de 100 pessoas já foram beneficiadas diretamente através dos vários projetos desenvolvidos no âmbito da criação da CODIGMA as quais foram selecionadas pelos critérios na ordem a seguir: pessoas oriundas de trabalho escravo em fazendas e carvoarias, que se encontre à margem da linha de pobreza e desempregadas. As pessoas atendidas por este projeto são todas do município de Açailândia, mais especificamente dos bairros mais pobres da cidade como, por exemplo, a Vila Ildemar um bairro com mais ou menos 30 mil habitantes e por sua extensão e crescimento desorganizado concentra também um grande número de violações aos Direitos Humanos, motivo pelo qual dois dos núcleos produtivos da CODIGMA forma implantados neste bairro


NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS E ARTEFATOS DE MADEIRA RECICLADA


  Busca resgatar valores humanos transformando pedaços de madeira em brinquedos, que incentiva a crian&¸a no desenvolvimento de equilíbrio, ritmo, força, velocidade, percepção, coordenação e habilidades motoras. Neste núcleo atendemos diretamente 10 cooperados os quais estão desenvolvendo atividades de produção e gestão empreendedora com talento e entusiasmo. 

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE CARVÃO:
Usando o rejeito do carvão vegetal como principal matéria-prima, o carvão ecológico reciclado um produto criado em laboratório, esta contribuindo para o reaproveitamento dos resíduos de carvão vegetal das indústrias desta região. Além de gerar renda através de uma atividade que visa reduzir a degradação do meio ambiente, contribui ainda para o desenvolvimento econômico da comunidade local. Atualmente este núcleo atende 10 cooperados com a possibilidade de ampliar este número, pois o mesmo tem capacidade para beneficia aproximadamente 25 pessoas. Em sua composição encontramos ainda: Substância terrosa e manihot esculenta. 

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO
Busca atrav&´s da reciclagem de papel, reduzir o acúmulo do lixo e desperdício de papel, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e para a conscientização da importância da reciclagem do lixo na preservação da vida.

Neste núcleo papeis velhos, aparas e outros papéis já utilizados passam por um processo através do qual são transformados em um novo papel que trabalhado com carinho e muita arte é utilizado na fabricação de cartões, pastas, cadernos, sacolas, caixas entre outros objetos criados com bom gosto a partir da criatividade dos cooperados que fazem parte deste núcleo produtivo. Este projeto beneficiou diretamente 50 pessoas de baixa renda, das quais 20 se tornaram cooperados e hoje vislumbram nesta atividade o sustento de suas famílias.

O Núcleo de Produção de Papel e Artefatos de Papel Reciclado esta localizado na Rua Babilônia 02 Quadra 70 – Bairro: Nova Açailândia – CEP: 65930-000 Açailândia – MA – Brasil. Fone: (99)3538-2383
E-mail: codigma@cdvdhacai.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário