sábado, 23 de março de 2013

Respeito ao Palmeiras


                                                                   Caros Amigos e Amigas
Manuel Martinez Gomes      Saudações Alviverdes,
1. Todos ficaram sabendo que um aluno escreveu trecho do Hino do Palmeiras numa redação do ENEM, e ainda teve nota de 500 pontos na redação. [leia aqui]
2. O próprio órgão que aplicou a prova, porém, defende que a nota é decorrente do próprio conteúdo da redação [leia aqui]
3. Polêmica a parte, eis que nesta sexta-feira o Jornal Bom Dia Brasil passou dos limites ao fazer um comentário jocoso a respeito do Palmeiras:
Nas palavras da Sra Zileide Silva: “Sabe aquelas redações do Enem? Aquelas pseudo-engraçadinhas – algumas com receitas de macarrão instantâneo e hino de time de futebol…  da segunda divisão – pois bem, elas podem estar com os dias contados.” [veja o vídeo aqui]
A referência GRATUITA não pode ser apenas de responsabilidade da Jornalista, mas objeto da pauta de um programa de jornalismo que deveria primar acima de tudo pelo respeito.
Por qual motivo tripudiar do Palmeiras?
Mas justamente em cima do que foi falado para milhões de telespectadores em rede nacional, gostaria que fossem respondidas as seguintes perguntas:
A) Não seria muito mais proveitoso para a população se a Emissora colocasse em discussão a qualidade de ensino que permite redações que não sejam dispersivas com o tema proposto? Porque não discutir o alto custo da Educação privada neste país e a correspondente qualidade?
B) Pelo visto, a redação de clube de “primeira divisão” pode. É isto?
C) E se não pode, porque enfatizou “segunda divisão”?  É preconceito da Jornalista ou da Emissora ?
D) Se para algumas pessoas esta citação na redação é DEBOCHE para com o ENEM, para a gente é uma DECLARAÇÃO DE AMOR colocada em um local inapropriado, mas ainda assim umaDECLARAÇÃO DE AMOR ao clube mais vitorioso deste pais, que se pouco ganhou nos últimos 35 anos mantém-se ainda na dianteira de títulos nacionais e que concentra uma torcida de 15 milhões de pessoas espalhadas por todo o país. A Sra Jornalista ou Emissora sabiam disso? Será que não percebem que ofendem 15 milhões de pessoas com este adjetivo “de segunda divisão”? És jornalista ou torcedora?
E) Portanto, cabe a Sra Jornalista e a Emissora utilizar do mesmo espaço para retratação.
Para nós, o PALMEIRAS VALE MUITO. Vale sim uma DECLARAÇÃO DE AMOR.
Até porque, caso ainda não tenham percebido, NOSSO AMOR NAO TEM DIVISÃO.
Mesmo assim, EXIGIMOS RESPEITO. Somos 15 milhões. Somos Palmeiras.
Manuel Martinez Gomes
Este texto foi retirado da PRÓ-PALMEIRAS
Por  

Nenhum comentário:

Postar um comentário