sábado, 23 de março de 2013

Páscoa: Tradição Religiosa e Consumismo


                                            Easter Bunny - Easter Eggs .Cadbury Chocolate. (1)       A Páscoa representa muitas coisas, para  alguns é um momento de reflexão e de oração, para outros é uma época de penitência. Para os menos religiosos é um ótimo feriado para viajar ou descansar e, para os mais gulososos é hora de presentear, ganhar e receber chocolates de quem se gosta. O certo mesmo é que a Páscoa atrela claramente a tradição religiosa ao consumismo, mesclando cultura e mercado. “A Páscoa virou um momento doce e prazeroso, que divide o lugar com os costumes religiosos e o mercado financeiro dos chocolates”, afirma o economista Raphael Fraga.
Atualmente, presentear com ovos de chocolate faz parte das tradições comemorativas de vários povosO significado da palavra ovo está relacionado à origem, ao princípio da vida, por isso representa a Páscoa, que significa nascimento e vida. Presentear pessoas com ovos é um costume de épocas remotas, mas só recentemente  os ovos (de verdade) foram substituídos por ovos de chocolate. “Alguns religiosos associam a substituição do ovo comum pelo chocolate à proibição da ingestão de alimentos de origem animal no período da quaresma. Já outros acreditam que foi somente uma questão de mercado. A mudança estaria ligada ao surgimento e crescimento da própria indústria de chocolate no século XIX”, esclarece o Pe. Antônio José de Simone.
O grande dilema da Páscoa pode ser optar por um ovo dentre os milhares de tipos. Tem ovo dos mais variados chocolates, com brindes para meninos, meninas e até para gente grande. A euforia é tamanha na hora de inventarversões inéditas que a dúvida de quem compra só aumenta. “Eu compro de acordo com o que eu acho que meus filhos vão gostar, mas não é nada fácil escolher”, comenta Lucila Rocha, mãe de duas crianças.
Segundo as avaliações da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), os fabricantes de chocolate terão muitos motivos para colher bons resultados na Páscoa 2009. A produção de ovos de chocolate terá um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior, somando cerca de 24 mil toneladas (21 mil toneladas em ovos industriais e 3 mil de produção artesanal), posicionando o Brasil como segundo maior produtor de ovos do mundo, atrás apenas da Inglaterra.
Páscoa é umatalita21
data tradicional e não deixará de existir o costume de presentear o próximo, principalmente com um chocolate”, comenta a assessora do Sindicomércio, Catarina do Carmo, que confessa adorar essa época.
Confira no gráfico o crescimento da produção de chocolates brasileiros nos últimos anos (Fonte Abicab)
talita31
Loja tradicional de venda de chocolates para a Páscoa em Juiz de Fora.
Foto de Thalita Gonçalves



PORThalitAGonçalves-

Nenhum comentário:

Postar um comentário