domingo, 24 de março de 2013

A felicidade da mulher muitas vezes é incompatível com o amor e a carreira profissional


                                                 Com as várias mudanças que os novos tempos têm proporcionado à sociedade, os relacionamentos sociais, amorosos e de quaisquer outros tipos também passaram, e estão passando, por transformações jamais vistas. O advento da mulher no mercado de trabalho, com o indivíduo do sexo feminino postergando cada vez mais o casamento e priorizando a carreira profissional são fatores decisivos para modificar radicalmente os tipos de relacionamentos amorosos que se tinha em tempos passados.
Em muitos casos, a mulher tem autonomia para decidir o que quer sem precisar da ajuda do marido, quando tem um. Ela usa o próprio dinheiro para comprar o que quer. Apesar de, em média, o homem ainda ganhar mais que a mulher, atualmente tem-se uma quantidade muito grande de mulheres que ganham mais que seus parceiros, fazendo com que seja a principal provedora do lar. Como até mesmo por volta dos trinta anos de idade muitas mulheres ainda não casaram, elas passam a ser muito mais seletivas em seus parceiros quando se quer ter um relacionamento sério que culmine com o casamento.
Além disso, e em razão, pelo menos em parte, disso, os casamentos ficaram mais instáveis e muitas mulheres ficam solteiras após ter tido um mais de um relacionamento em que viveu maritalmente e até mesmo casada. Nessa situação, a possibilidade de se ter um relacionamento estável e tranqüilo é até mesmo mais difícil. A seletividade das mulheres escolherem os seus parceiros pode chegar a um ponto em que poderá prejudicar a própria mulher que na sua busca pelo companheiro ideal acaba tendo frustrações e não conseguir o intento.
As mulheres, sob o efeito de certo deslumbramento com a autonomia e o poder conquistados, impuseram uma longa lista de pré-requisitos ao parceiro ideal. A maioria delas se mostra atraída por homens que conservam algo de dominador, característica sugerida pelo sucesso na carreira e pela ambição. No entanto, ao mesmo tempo, querem um companheiro sensível, capaz de deixar transparecer suas emoções. Para os homens, restou o desafio de calibrar esses dois aspectos. Para as mulheres, o jeito é readequar as expectativas a homens reais, não ideais.
O sucesso, a carreira profissional, a autonomia, tudo isso é muito importante para a vida de qualquer pessoa e todos devem buscá-los. No entanto, não é razoável deixar de ter a felicidade que uma família feliz proporciona para conseguir essas coisas. O ideal é que tenha tudo isso juntamente com a felicidade familiar, evidentemente. Existem pessoas que para serem felizes não necessitam constituir uma família, elas se completam simplesmente tendo sucesso no que faz. Mas para a maioria das pessoas, o amor do companheiro ou da companheira (casados ou não), dos filhos, etc. são fundamentais para se ter uma vida completamente feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário