sábado, 23 de março de 2013

Oito frases que nunca devem ser ditas no ambiente de trabalho


                                                                Quando se lida com o trabalho é preciso muito cuidado para não ofender ninguém ou até mesmo comprometer a própria carreira profissional e os resultados da organização. A revista Forbes apresentou em seu site uma lista de várias frases que nunca devem ser dita em ambiente de trabalho, nem mesmo fora dele, mas se referindo a ele. Abaixo, apresento oito exemplos de frases que devem ser totalmente extraída de qualquer conversa entre duas ou mais pessoas quando estiverem conversando, discursando, escrevendo ou falando qualquer assunto relativo ao trabalho.
-”Não é problema meu” ou “Não sou pago para isso” – Isso configura como atitudes egoístas que podem limitar o crescimento profissional, além disso, cria um clima muito ruim na empresa que certamente afetará os resultados da organização. Por mais incomum que seja um pedido, nunca devemos negar fazer porque será importante para a empresa mesmo que não seja, assim, uma obrigação da pessoa fazer.
-”Eu acho” ou “Eu acho que a nossa empresa pode ser uma boa parceira para você” – Frases desse tipo transmitem uma margem de insegurança suficiente para deixar reticente um interlocutor mais atento. É importante construir frases que mostrem segurança, que transmitam confiança em cada declaração que se fizer.
-”Eu vou tentar” – Quando dizemos que iremos tentar fazer algo, está implícito que há a possibilidade de falharmos. Quando for falar com alguém no ambiente de trabalho, tanto com superiores quanto com os colegas ou empregado de níveis inferiores, é fundamental  usar palavras como “Eu vou fazer”, “ Pode deixar comigo que eu resolvo” ou “Vamos resolver juntos”.
-”Ele é um idiota”, “Ela é uma idiota”, “Ela é uma preguiçosa” ou “Odeio essa empresa” – Deve-se sempre evitar fazer esses tipos de comentários imaturos sobre seu trabalho e seus colegas, pois isso poderá se voltar contra você. Se você tiver uma reclamação realmente pertinente sobre alguém ou alguma coisa, tente comunicar seus superiores com tato e neutralidade.
-”Mas nós sempre fazemos desse jeito” – As empresas de sucesso  valorizam a inovação, a criatividade e a capacidade de resolver problemas sem deixar seqüelas. Uma frase desse tipo pode revelar que a pessoa está fechada para novidades, inovações, para melhorias. Uma frase que pode cair muito bem é uma do tipo: “Que interessante, como poderíamos fazer esse trabalho?” Ou “Isso é bem diferente do que temos feito, vamos discutir os prós e contras”. Isso pode mostrar que a pessoa está disposta a querer mudar, a querer melhorar.
-”Isso é impossível” ou “Nunca vai dar certo” – Ao falar dessa forma mostrando uma atitude pessimista, passiva e sem esperança pode ser a perda de uma excelente oportunidade para a organização e para a própria pessoa. É fundamental verificar se todas as possibilidades foram seriamente checadas. Para não deixar uma impressão negativa entre seus colegas, prefira dizer “Vamos discutir as possibilidades diante das circunstâncias”.
-”Você deveria ter feito assim” ou “Você poderia ter feito de tal forma” – O ambiente de trabalho precisa ser um lugar de colaboração e trabalho em equipe. Ao apontar o dedo e dizer como alguém deveria ter feito seu trabalho, criamos um desconforto para todo mundo. Ao dar um feedback, tente usar expressões como “Da próxima vez, me passe as informações imediatamente” ou “Recomendo que no futuro você…”.
- “Eu não tenho tempo para isso agora” ou “Estou muito ocupado” – Mesmo que isso seja verdade, é importante reservar pelo menos um instante para o interlocutor e dizer que, com certeza, irá atendê-lo logo mais que terminar a tarefa ou a atividade que está fazendo. Isso fará com que a pessoa se sinta prestigiada, mas é preciso fazer, não deve ficar somente na promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário