sábado, 23 de março de 2013

ALGUÉM VIU O JORNALISMO POR AÍ?





A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor.” (Alberto Dines)
Graças a Deus, eu não assisti. Mas depois, através da internet,  tive o desprazer de ver, num pequeno comentário, mais um dos “profissionais” de imprensa da Globo, neste caso uma apresentadora de jornal, jogando o profissionalismo e a ética no lixo (lembram do outro apresentador global chamando os torcedores do Palmeiras “pro pau” no Twitter?), fazendo gracinha ao dar uma notícia, se achando no direito de inserir na informação um comentário pessoal (se estava no TP, que vá reclamar com os redatores), só para satisfazer o seu ego de torcedora, e em troca da auto-satisfação, fazer um jornalismo rasteiro, desrespeitando uma instituição e os milhões de pessoas que ela representa. E, seja na Globo ou no Sportv, é bastante estranha a maneira como os profissionais dessa emissora se dirigem ao Palmeiras. Sempre tem um comentário jocoso, depreciativo, provocativo… Desrespeito puro e simples, dos torcedores dos microfones que, erroneamente, alguns chamam de profissionais.
E logo a Globo, que levantou todas as bandeiras contra o preconceito; logo uma representante de uma minoria, vítima de preconceito desde os tempos do Brasil colônia; representante, que dada à incapacidade mostrada de noticiar de maneira  séria e ética, dada à lambança que é capaz de fazer diante das câmeras, nos deixa com a impressão que, pela falta de recursos profissionais, deve ter entrado por cota na folha de pagamento da emissora….
Eu explico; ontem, no programa “Bom Dia Brasil” da Rede Globo, a apresentadora das notícias de Brasília, Zileide Silva, se valendo de uma atitude preconceituosa, debochada, desrespeitosa e totalmente imbecil, ao falar sobre a possibilidade de o ENEM trazer novas regras para zerar as provas dos alunos que se utilizarem de deboche nas respostas, escrevendo receitas culinárias, trechos de hinos de clube de futebol (o hino do Palmeiras foi utilizado por um aluno em sua redação),  disse para quem quisesse ouvir, que “o ENEM não vai mais tolerar “gracinhas como escrever nas redações receitas e hino de times de futebol… de segunda divisão“. O “segunda divisão” ela acrescentou por conta própria, depois de uma pequena pausa, com a mesma desfaçatez e cara de pau que deve ter tido o aluno que colocou uma receita de macarrão instantâneo na sua prova do Enem.
Então, segundo o que ela disse, estarão passíveis de serem zeradas apenas as provas que tiverem hinos de times da segunda divisão? Os demais serão permitidos? Será que caberão recursos aos alunos cujas provas forem zeradas enquanto outras, de mesmo conteúdo, forem aceitas? De onde essa mulher tirou essa informação?  Para a avaliação das redações do Enem, que diferença fará a divisão que o clube esteja? Claro que não haverá distinção alguma nisso. Ela só aproveitou a oportunidade para assinar um recibo de imbecil, para debochar do Palmeiras e provocar os seus torcedores.  Se tivesse divisão no jornalismo, pelo profissionalismo exibido nessa e na ocasião que você verá no vídeo ao final dessa postagem, eu diria que essa dona aí, certamente estaria na quarta ou quinta divisão.
E aí a gente se pergunta: Como é que ela imagina que, enquanto está no exercício da função de jornalista, pode ironizar e desrespeitar o clube mais vencedor do Brasil? O único que, do goleiro ao ponta-esquerda, já vestiu a camisa da seleção brasileira e representou o país numa partida contra uma seleção estrangeira? Clube que comprou o seu estádio, com seu próprio dinheiro; que tem todos os seus títulos legítimos e nunca precisou se valer de falcatruas, de lavagem de dinheiro, de tira-teimas editados, de “erros” de arbitragem, para justificar as suas conquistas? Clube que foi, sim, rebaixado à segunda divisão, graças ao seu fraco desempenho no Campeonato Brasileiro de 2012, e graças também a muitos pontos que lhe foram tirados no apito (disso todo mundo esquece).  E, diferentemente de outros clubes que se utilizaram de armações para fugirem do descenso, como em 1986/87/2000, e daqueles que caíram e voltaram pelas portas dos fundos, como aconteceu com o Fluminense, por exemplo, o Palmeiras vai disputar a segunda divisão, e vai voltar pelas portas da frente, de maneira digna e limpa, como sempre é quando se trata de Palmeiras.
E isso não dá o direito à essa “globeleza do apocalipse”, travestida de jornalista imparcial, que obviamente deve torcer para outro time, de ironizar, provocar e desrespeitar o Palmeiras e os seus milhões de torcedores.  Quem ela pensa que é? Será que ela esquece que a sua empregadora precisa dos pontos de audiência dados pelos televisores dos torcedores do Palmeiras? Esquece  que  a sua empregadora precisa do dinheiro  que os torcedores do Palmeiras pagam pelos canais de TV, precisa que os torcedores do Palmeiras comprem pacotes dos campeonatos de futebol, precisa que os torcedores do time da segunda divisão, alvo do deboche dessa cretina, comprem os produtos dos seus patrocinadores e, POR CONSEQUÊNCIA, AJUDEM A PAGAR OS SALÁRIOS DOS SEUS FUNCIONÁRIOS, INCLUSIVE O DELA?
Veja, leitor, se essa pessoa, que com tantos anos de profissão ainda fica procurando o caminhão de mudança do qual caiu, está podendo debochar de quem quer que seja:
Repudiamos a sua falta de profissionalismo, a sua conduta debochada, reles e a sua atitude preconceituosa, Zileide Silva.
Da próxima vez em que for falar da Sociedade Esportiva Palmeiras, ou de qualquer coisa relacionada a ela, levante-se em sinal de respeito e lave muito bem a sua boca, sua mocoronga!
E não se esqueça, praga de parmera é f%#@da!
Este poster foi retirado do blog da Clorofila

Nenhum comentário:

Postar um comentário