sábado, 2 de fevereiro de 2013

Lincoln, estadista, intelectual, líder e ainda muito importante no mundo, inclusive para as corporações


                                                  O mundo já produziu homens de mulheres extraordinários que até hoje nos inspira, nos ensina e que deixaram frutos por meio de suas obras, ensinamentos, atitudes e ações. Uma dessas pessoas foi emblemática e extremamente respeitada não somente no mundo político, mas em quase tudo. Se por um lado, a quebra de confiança com integrantes da equipe e o não respeito às regras. Por outro, a visão, a liderança que inspiradora, a diplomacia, o controle emocional, o foco na solução e a capacidade de mudar de idéia. Essas são algumas das características desse personagem que muito respeitado no mundo.  
Steven Spielberg lançou recentemente o filme Lincoln, que mostra o ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln que conseguiu a abolição da escravatura e o fim da Guerra de Secessão nos EUA. Nesse filme, Lincoln é mostrado como um líder humano, com erros e acertos, dúvidas e certezas.
O longa, com 12 indicações ao Oscar, estreou na última sexta-feira (25/01) no Brasil e já arrecadou R$ 2 milhões por aqui, segundo a Filme B, e US$ 182 milhões em todo o mundo, segundo o site Mojo. Interpretado por Daniel Day-Lewis, o Lincoln de Spielberg coloca seus ideais e visão acima de tudo (e, muitas vezes, de todos), conquista apoio pelo dom da oratória e atinge, finalmente, resultados e metas.
Os ensinamentos e a prática desse grande estadista podem perfeitamente ser postos em prática no mundo corporativo com vantagens excepcionais para quem souber usas de forma adequada o ele fez para ser admirado até nos dias de hoje. A revista Época Negócios publicou uma reportagem onde apresenta vários tipos de comportamento do ex-presidente dos Estados Unidos que podem ser levados para as empresas. Abaixo eu mostro apenas alguns tópicos, para saber em detalhe, acesse a matéria na revista aqui.
Nunca, nunca minta para sua equipe. No mundo corporativo é tão difícil estabelecer alianças sólidas, que o melhor é sempre preservá-las.  Respeite as regras. Cuidado para não virar um ditador: o desempenho de Lincoln justifica sua fama de um dos maiores líderes dos EUA
Tenha visão e comprometa-se: Lincoln é considerado um líder visionário e comprometido. Lincoln era capaz de estar comprometido com as questões de seu tempo, sabia cultivar sua rede de relacionamento e tinha bom humor. Dentro das organizações, esses são os líderes mais valiosos. Delegue:  Mostra confiança, oferece segurança, monitora, oriente e intercede se necessário.
Compartilhe o poder: Lincoln incentivava sua equipe a assumir responsabilidades, gerando maturidade profissional.  Recheie seu discurso com empatia: grande parte do poder de oratória de Lincoln está no fato de ele conseguir mapear o interlocutor e, por meio de suas histórias.
 Foque na solução: o ex-presidente gastava sua energia encontrando soluções para cada uma dessas questões. Cuide do seu equilíbrio emocional: apesar de ser um líder querido, Lincoln foi questionado por muitos de seus liderados. 
Tenha a coragem de mudar de idéia. Não seja ingênuo: mesmo o mais querido líder das corporações nunca será uma unanimidade. Mas, no fim do dia, ele precisa ter mais seguidores que inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário