quinta-feira, 7 de março de 2013

Veja dicas muito valiosas para todos que querem ser alunos muito bons


Por Pablo de Paula, estudante de Administração
Seja um erudito: Estude o máximo que puder, se alimente dos livros (mas saiba selecionar o conteúdo, pois existe uma gama enorme de livros “que não servem para nada” e somente alienam) e domine o máximo de assuntos que você puder (religião, política, sociologia, filosofia, antropologia, etc.) e forme sua opinião própria sobre os assuntos. Lembrando que se você atingir um nível bem elevado, superará a maioria dos “gurus” que existem por aí, haja vista que, grande parte deles são charlatães preguiçosos e possuem conhecimento limitado.
·  Tenha caráter: Antes de ter, busque ser. Antes de ser um homem bem sucedido materialmente, seja um homem bem sucedido interiormente. Examine-se a ti mesmo e se pergunte: “Quais são minhas atitudes quando ninguém está me olhando”? Se quiserem indicação de um livro para construir caráter, indico a Bíblia Sagrada, pois considero o melhor instrumento para formar um homem de verdade.
·  Conheça a história: Adentre nas profundezas da história humana. Saiba o que pensou Einstein, os faraós, os filósofos, os reis, os sábios, os socialistas, os militares da guerra, etc. Após estudar esses pensamentos, forme sua opinião e reflita o quanto nossa sociedade evoluiu ao longo do tempo, você ficará espantado ao enxergar que os problemas de hoje são os mesmos de anos atrás.
·  Não se importe com as críticas, nem tampouco se vislumbre com os elogios: De vez em quando em nossas vidas, surgem “doutores” que “acham que sabem muito” e nos criticam. Na verdade, essas pessoas são débeis e fracas e para se sentirem fortes, precisam de um combustível que não é outro senão criticar as pessoas. Com relação aos elogios recebidos digo a seguinte frase: “Aquele que necessita de elogios, perdeu totalmente a autoconfiança”.
·  Fuja das pessoas sem esperança: Pessoas negativas tendem a lhe desanimar com frases que dizem sempre a mesma coisa, a saber: “Você não vai conseguir, desista”! Essas pessoas já morreram por dentro e estão vivas apenas por fora, portanto, seja diferente delas, pois a esperança é uma virtude que apenas os sonhadores possuem.
·  Seja um pesquisador: Pesquise constantemente. A pesquisa nos ensina os caminhos para o conhecimento, a estrada é longa, mas, o final compensa o esforço.
·  Não dependa de ninguém: Seja auto-suficiente em seus estudos, pois, você não precisa de ninguém para crescer. Lembrando que isso não significa que você não possa ser ajudado por outras pessoas, pelo contrário, no entanto, uma coisa é precisar, outra coisa é depender.
·  Não seja preguiçoso: A preguiça é a característica mais marcante dos fracos. Seja pró-ativo, motivado e esforçado e conquistará todos os seus objetivos, sejam eles quais forem.
·  Busque a excelência sempre : Não queira fazer as coisas “de qualquer jeito”, pelo contrário, realize suas atividades da melhor forma possível, de modo a atingir a eficiência e eficácia em todas as áreas de sua vida. Em outras palavras, busque ser o “Nº 1”.
·  Forme sua própria cultura: Não herde uma cultura propagada pela mídia, ou seja, pautada na superficialidade, dotada de coisas que não servem para nada. Pelo contrário, forme sua própria cultura, valorizando o Brasil (um país de gente alegre, de várias etnias, etc.) e buscando os valores éticos e morais perdidos ao longo de nossa existência como ser.
·  Influencie os outros: Ajude o próximo a crescer e a trabalhar seus pontos fortes e fracos de modo que ele se aperfeiçoe cada vez mais. Um bom líder é capaz de trazer uma nossa visão para as pessoas que estão ao redor dele.
·  Seja uma pessoa congruente com suas ações: Se você prega que é bom ser honesto, então, seja honesto, se você prega que é bom ser bondoso, então, seja bondoso, enfim, seja coerente com aquilo que você propaga. Pois quem daria crédito a uma pessoa que não vive aquilo que prega?
·  Construa argumentos findados em uma rocha: Seus argumentos somente serão fortes se forem irrefutáveis, e, a única maneira de se conseguir isso é fazendo com que eles sejam construídos em cima de fatos.
·  Seja um pensador: Forme suas ideias, sempre priorizando a criatividade. Um homem reflexivo é capaz de mudar o cenário mundial e causar um transtorno no planeta, apenas com seus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário