Por Andreza Fernandes, estudante de Administração
A timidez , também conhecida por fobia social, é enfrentada por inúmeros indivíduos em nossa sociedade. O que nem todos sabem é que esse medo muitas vezes acaba limitando as nossas vontades e nos impossibilitando de alcançarmos nossos objetivos.
Quantas pessoas nunca perderam grandes oportunidades por medo de se manifestarem? Não foram poucas. A dificuldade enfrentada por essas pessoas introvertidas muitas das vezes acaba levando-as a caminhos diferentes na qual pensavam seguir. Imagine a seguinte situação: Você está em uma reunião de trabalho e o seu chefe pede sugestões para melhorar o relacionamento interpessoal dentro da empresa. Você tem ótimas ideias a sugerir das quais poderá trazer benefícios tanto para empresa, quanto para você, porém você não fala.
Comumente vemos as empresas buscarem profissionais que respondam às suas expectativas, ou seja, profissionais com perfil competente e abrangente, sendo flexível e versátil.
Partindo dessa premissa, passamos a perceber que as empresas não exigem apenas a formação técnica, mas também o desenvolvimento de atividades e habilidades na qual o indivíduo possa executá-las de maneira eficiente e eficaz.
Para o estudante de administração, o estágio pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar a timidez. O estágio, como exemplo de processo de formação profissional, permite ao indivíduo o desenvolvimento de competências profissionais, ao passo que, este não se limitará apenas à teoria. Entretanto, não só o estágio, mas outras atividades do nosso dia a dia nos auxiliam de maneira satisfatória para o desenvolvimento de nossos comportamentos cognitivos. O trabalho em equipe é um exemplo a ser citado.
O progresso é longo, mas o resultado com certeza é imensurável. Se você é graduando de Administração e sofre com essa fobia, não desista! Não perca as melhores oportunidades! Procure aproveitar cada momento de sua formação participando de grupos de pesquisas, de palestras, movimentos estudantis, estágios etc. Procure expressar suas opiniões de diversas maneiras e passe a ter uma visão crítica sobre as coisas. Não se limite apenas ao que é transmitido em sala de aula. Procure ser o melhor para fazer o diferencial no mercado e atender às necessidades e expectativas que as empresas procuram.
Sem dúvidas, a comunicação é uma ferramenta indispensável para a rede de relacionamentos. Não tenha medo de exteriorizar seus pensamentos!
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