quinta-feira, 11 de abril de 2013

A organização e as organizações são fundamentais para a sociedade e para as empresas


Por Jackson Cardoso Custódio, Administrador
Este trabalho é voltado para empreendedores, que estão em constante batalha para a sobrevivência de suas empresas, e para sonhadores, que um dia sonham em ter o seu próprio negocio. Você já parou para pensar que uma pessoa, antes mesmo de nascer, já esta em constante interação com as organizações?
Neste estudo observaremos organizações sob o conceito de Etzioni e Scott (1964, 3)  no qualorganizações são entidades sociais (ou agrupamentos humanos) deliberadamente criados e recriados para atingir metas especificas. Portanto entenderemos que organizações assumirão, neste estudo, o papel de empresas. Sabendo que existem outros tipos de organizações, como times de futebol, ONGs, o próprio estado tribos indígenas, etc.
De maneira indireta, quando uma pessoa esta ainda no ventre da sua mãe, ela esta interagindo com as organizações. Quando uma gestante, vai no consultório medico, geralmente localizado em uma clinica ou em um hospital, que são organizações, sem ou com fins lucrativos, realizar os seus exames pre-Natal, ela passa a consumir produtos e/ou serviços dessas organizações, ou seja, para a criança. E esse processo é constante, e passa a acompanhar o indivíduo durante toda sua vida.
Nos primeiros dias de uma pessoa, ela já passa a interferir na relação entre os demais, com as organizações. Em alguns casos de maneira positiva, porque quando uma criança nasce, a família passa a consumir uma série de novos produtos, e serviços, que antes não faziam parte do seu cotidiano. Como por exemplo, a família passa a adquirir fraudas, papinhas, roupas dentre outros itens. Também exerce-se um impacto negativo, porque quando um casal toma a decisão de ter um bebe, eles em grande parte, tende a diminuir o ritmo com que frequentam casas noturnas, restaurantes, etc.
Devido a todas essas circunstancias que as organizações estão expostas, torna-se necessário para os empreendedores, repensarem sobre qual o impacto que eles querem causar e também qual o impacto que estão causando sociedade. Ou seja, ate qual momento da vida eles querem ter interação com seus clientes. Para isso e necessário que a organização tenha um pensamento estratégico,  buscando ter a compreensão do mercado em que esta inserido, com quais empresas ela terá de competir, e também saber qual o momento que o cliente passa a ter uma interação, e ate quando essa interação poderá durar.
Não  deve esquecer-se da premissa básica  de Peter Drucker onde o principal objetivo de uma empresa e gerar um cliente, porque e através deste que será gerada a receita para honrar seus compromissos com fornecedores e funcionários, tendo por fim gerar lucro para o empresário, ou aos acionistas.
Porém uma empresa não tem papel de apenas atender as necessidades dos clientes e gerar lucro. As empresas desempenham um papel ainda mais importante. Assim como elas recebem influencias de seus clientes, buscando identificar quais são as suas necessidades, afim de atende-las, as empresas também influenciam a sociedade. Sua influencia estende-se a diversos níveis sociais e ambientais. Além da geração de empregos e movimentação de renda, as empresas contribuem para o desenvolvimento social e ambiental do pais. As organizações são participantes ativas na sociedade, ou seja, são agentes modificadores da sociedade. (Hall. H. Richard, 2009, 16)
A Gerdau é exemplo de uma empresa que pensa de maneira sustentável, e que possuiu diversas ações que diminuem os impactos ambientais que seu processo produtivo causa no meio ambiente. O Grupo Pão de Açúcar, é exemplo de empresa que possuiu um compromisso social, no qual possui diversas ações para o desenvolvimento da comunidade local, aonde estão localizadas suas lojas. Suas ações vão de campanhas do agasalho, programas de educação, vacinações, dentre outras.
Por fim, indiferente do tamanho de uma organização, ela desempenha um papel importantíssimo na sociedade, já que diretamente, e indiretamente ela exerce influencia nos hábitos das pessoas. Nao e necessário que uma empresa seja de grande porte para que desempenhe um papel importante, à simples ação de separação de seus resíduos, de seu processo positivo, já e um grande auxilio para o meio ambiente. Porém, para que uma empresa possa tomar essas medidas, e necessário que em primeiro lugar ela se conheça, ou seja, tenha o conhecimento de seus valores, sua visão e saiba qual é o impacto que ela pretende causar na sociedade. De maneira genérica a empresa deve buscar impactar a sociedade de maneira positiva, e constante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário