quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Polícia apresenta o criminoso mais procurado do Maranhão



Sebastião da Silva responde por crimes em mais quatro estados. Ele é apontado como o mentor do seqüestro do menino ‘Pedro Paulo’.
caso pedro paulo 2 ESSA
Sebastião Soares da Silva (acusado)
São Luis -Sebastião Soares da Silva (60), conhecido como“Vô” e “Tião”, foi apresentado em São Luís, MA, nesta quarta-feira (23/01), durante entrevista coletiva à imprensa, no auditório Delegado  Leofredo Ramos, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Natural de Correntes (PE), o homem é apontado pela polícia como o líder da quadrilha que seqüestrou o menino Pedro Paulo, 7 anos, em junho do ano passado, em Imperatriz.
Além do Maranhão, Sebastião da Silva responde por crimes nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Pará. A prisão preventiva de “Vô” por conta do seqüestro do garoto Pedro Paulo foi expedida no dia 11 de julho de 2012 pelo juiz Joaquim da Silva Filho, titular da Vara da Fazenda Pública.
A ficha criminal de “Vô” é extensa e antiga. Segundo a polícia, o primeiro registro processual se refere a um homicídio ocorrido em 8 de maio de 1980, quando vitimou um homem na cidade de Caruaru, Pernambuco. Em março de 1988, ele vitimou um casal também naquela cidade. No ano de 2002, foi condenado pela Comarca da 3ª Vara Penal de Castanhal, no Pará, por seqüestro e cárcere privado. Teve decretada, também, prisão pela Comarca de Itambé, Pernambuco, no mesmo ano, por extorsão.
Já no estado do Ceará, ele responde por extorsão mediante seqüestro, onde teve prisão preventiva decretada desde 1997. Possui ainda mandado de prisão expedido em Natal (RG), por homicídio qualificado e tráfico de drogas.
A prisão
Sebastião da Silva, foi preso na madrugada de terça-feira (22/01), por volta das 5h, no município de Francisco Macedo, Piauí, em uma ação executada pelo núcleo operacional do Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, em Imperatriz, sob o comando da Secretaria-Adjunta de Inteligência e Assuntos Estratégicos, com apoio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), do Piauí, da Polícia civil de Picos (PI) e Polícia Militar de Francisco Macedo (PI).
“Mesmo depois da prisão do grupo envolvido no seqüestro do garoto Pedro Paulo, o Sistema de Segurança continuou no encalço e monitorando o líder intelectual. Estávamos, há seis meses, acompanhando a movimentação de Sebastião Soares. Ele é um dos seqüestradores de maior atuação no Brasil, pois possui mandado de prisão expedido em vários estados.
Ele é, ainda, especializado no crime de extorsão mediante seqüestro. A Polícia já tinha informações e mapeou toda a movimentação do seqüestrador que culminou com a prisão na cidade de Francisco Macedo, no Piauí, próximo a cidade de Picos”, explicou o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes.
No momento da prisão, “Vô” se apresentou com documento falso em nome de Vicente Paula da Cunha. A Polícia apreendeu em poder do seqüestrador, ainda, uma carteira de delegado Metropolitano da Patrulha Ambiental de Inteligência, o que, segundo informações policiais, facilitava a passagem de Sebastião pelas barreiras nas estradas estaduais e federais.
Em poder de Sebastião foram apreendidos também uma espingarda calibre 36; a quantia de R$ 5 mil, e um veículo Fiat Weekend, cor branca, placa KEO 5288 – Araripina (PE), supostamente adquirido com o dinheiro fruto do pagamento do resgate. “Vô” teria comprado, também, um sítio pelo valor de R$ 60 mil na zona rural da cidade de Francisco Macedo (PI).
Novo seqüestro
De acordo com Aluísio Mendes, um novo seqüestro estava sendo planejado por “Tião”. Para esta nova ação, o seqüestrador já havia mantido contato com criminosos do Pará e de São Paulo. A vítima seria o filho de um empresário. No momento da prisão, “Vô” se apresentou com documento falso em nome de Vicente Paula da Cunha. A Polícia apreendeu, ainda, em poder do seqüestrador uma carteira de delegado Metropolitano da Patrulha Ambiental de Inteligência, o que segundo informações policiais, facilitava a passagem de Sebastião pelas barreiras nas estradas estaduais e federais.
Do G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário