segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Veja porque os preços de muitos produtos são maiores aqui no Brasil do que no exterior


Muitas vezes ficamos impressionados pelas diferenças tão grandes de preços de um mesmo produto aqui no Brasil e no exterior. Na grande maioria das vezes, esses produtos são muito mais baratos lá do que aqui. Do restaurante aos eletrônicos, quase tudo é mais caro aqui. Razões não faltam, começando pelos impostos. Uma das razões são os tributos cobrados no Brasil. Temos uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, principalmente concentrada sobre consumo e produção, isso faz com que encarece tudo que é feito e comprado aqui. 
Entretanto, os impostos não explicam todas as distorções que levam a essas tão gritantes diferenças nos preços. Também podem ser incluídas entre os fatores que explicam isso podem ser incluídas as margens de lucros são mais elevadas. Outro fator que também pode contribuir é a concentração de renda existente no País. Apesar dos avanços verificados nos últimos tempos, a distribuição de renda no Brasil ainda é das piores do mundo. Grande concentração gera uma valorização de status nas compras. Muitas vezes, em um País com perfil de renda coma a do Brasil as compras se dão muito para marcar definição de pertencer a uma determinada classe social. 
Todos os fatores acima verdadeiramente contribuem, mas o que mais explica essas diferenças de preços nos produtos com a mesma qualidade e com as mesmas características vendidos aqui no Brasil e no exterior é a baixa competição, a dificuldade de se fazer negócio e o risco mais elevado da atividade empresarial, a burocracia burra, corrupção, carga tributária elevada, regime tributário complexo, infraestrutura ruim, mão de obra cara e despreparada dificultam a vida das empresas. Esses são os fatores que, de fato, explicam essas diferenças tão acentuadas nos preços dos produtos produzidos aqui e no exterior, principalmente em países desenvolvidos. 
Para deixar os preços mais parecidos seria necessários que as autoridades e também a classe empresarial fizessem um esforço muito grande para retirar esses obstáculos terríveis que impedem que o país tenha preços compatíveis com os praticados no exterior. Reformas há muito tempo decantadas por políticos, empresários, analistas e jornalistas até agora não ocorreram na magnitude necessária. Teve-se alguns remendos que tentam consertar algo que está totalmente estragado. Na verdade, esses remendos servem apenas de paliativos, tem-se que construir algo novo, algo que funcione de verdade. 
Reformas de natureza legislativa e de infraestrutura são mais que necessárias, são indispensáveis para termos um Brasil com perfil de país desenvolvido. É mais que urgente diminuir significativamente a burocracia que atrapalha tanto os brasileiros. A sistema tributário não pode ficar como é atualmente. É praticamente unanimidade entre os especialistas que o nosso sistema tributário é arcaico de dificulta muito o funcionamento da economia brasileira. 
As empresas precisam ter condições de elevar os seus investimentos e, com mão de obra altamente qualificada, poder elevar significativamente a produtividade dos fatores de produção. Esse é o caminho que leva à redução de preços. Elevar a produção por pessoa potencializa e, de fato, efetiva a diminuição dos preços dos produtos no Brasil. Com a redução significativa da burocracia, racionalidade no sistema tributário e taxas de câmbio equilibrado teremos um Brasil que não invejará em nada nenhum país do mundo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário