sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Quase sempre devemos fazer a coisa certa com muito empenho para que tenhamos as coisas boas da vida



Mesmo passando por ilusões e desilusões, a vida pode muito bem nos proporcionar coisas muitas boas, interessantes e altamente prazerosas. Entretanto, ela é feita de ciclos determinados por diversos fatores, uns que somos, pelo menos em parte, responsáveis e outros que não podemos influenciar em nada. Na verdade, o que a vida nos oferece vem de nossas atividades no trabalho, na escola, entre os amigos, colegas, relacionamentos dos diversos tipos, etc. Além disso, para termos uma vida boa ainda dependemos dos outros, do governo e o acaso ou da sorte. 
Em razão disso, é importante sempre fazermos um balanço sobre como está a nossa vida, o que devemos fazer para que a nossa vida esteja melhor, enfim, saber se fizemos algo de errado ou se fizemos tudo certo. Alguns questionamentos devemos fazer a nós próprios: Realizei as minhas metas? Quais resultados obtive? O que não consegui alcançar? Os obstáculos foram internos ou externos? O que aprendi e o que preciso aprender? O que descortino para o próximo período? O que desejo nos diversos aspectos de minha vida? Quais as minhas prioridades? 
Mesmo que o esse balanço apresente um saldo positivo, certamente a pessoa deseja mais ou coisas diferentes daqui para frente. E isso vai depender do tamanho dos sonhos de cada um, da ordem de prioridades, das motivações e valores e no contexto pessoal, familiar e profissional. Isso determinará os esforços físicos, psicológicos, financeiros e de tempo gastos por cada um.
Cada pessoa tem que fazer algo no sentido de obter retornos os mais positivos possíveis, tem sempre que buscar melhoria na vida. O que a pessoa fará para obter essas melhorias? Qual o caminho, a melhor alternativa, de que recursos necessitará, quais as ajudas que vai pedir e com quem poderá contar? Qual o compromisso que estabelece consigo mesmo? O que está disposto a empenhar? Essas são questões que devem ser respondidas diretamente com as nossas ações objetivando obter êxito em tudo na nossa vida. Claro que para isso nunca devemos prejudicar outras pessoas. Darmos-nos bem na vida não significa prejudicar outras pessoas. 
Caso queira muito conquistar novos objetivos, precisará agir mais e de novas maneiras. Necessita tomar iniciativa, começar caminhos novos, ter ousadia. Para isso, só escolhendo uma nova alternativa e colocando o primeiro pé na estrada, um a cada vez, e ir se animando com o movimento e a dinâmica. Metas, disciplina e foco serão companheiros necessários na jornada, como forma de resistir ao chamado da inércia, do pessimismo e conformismo.
É mais sábio abrir frentes de modo mais focado e específico, detalhado. Exemplo: ao querer disputar um novo cargo, precisa especificar qual é, quais os requisitos que necessita desenvolver, detalhar de que modo vai desenvolvê-los, especificando prazos, meios e com o apoio ou ajuda de quem. Coloque essa lista em algum lugar visível. Compartilhar com alguém, melhor ainda. Que seja uma pessoa de confiança, porém, que seja capaz de lembrar você de seus objetivos, cobrá-lo, desafiá-lo e motivá-lo também! 
É fundamental monitorar o progresso e o sucesso na obtenção dos resultados no objetivo de viver melhor. Deve-se premiar de alguma forma pela persistência e pelos resultados favoráveis atingidos. Isso encoraja ir adiante a busca de novas vitórias, de novas conquistas e das realizações de sonhos novos e antigos. Deve-se procurar maneiras de superar dificuldades e obstáculos. Assim, atuando de forma mais empreendedora, em qualquer aspecto de sua vida, verá, que valerá a pena lutar por coisas boas e que farão a vida muito melhor de ser vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário