sábado, 26 de janeiro de 2013

Polícia do Pará desarticula quadrilhas de Assaltantes de bancos. Suspeita-se que alguns integrantes são moradores de Açailândia (MA).



Três bandos de assaltantes de bancos desarticulados e presos em menos de seis dias. Outras vinte quadrilhas envolvidas em roubos a agências bancárias presas no ano passado com um total de 132 prisões. Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira, 24, durante a apresentação de mais um grupo de assaltantes de banco na sede da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil. Desta vez, as prisões foram realizadas na cidade de Paragominas, região nordeste do Pará. Eles - quatro homens e três mulheres - foram presos no momento em que se preparavam para cometer um roubo a banco, na modalidade conhecida como "sapatinho",
Polícia Civil captura terceira quadrilha de assaltantes de banco em 6 dias no Pará
no município. Os presos são Eric Diógenes Oliveira, de apelido "Canjica", 28 anos; Antônio da Silva Santos, de apelido "Galego", 22; Leyde Dayane Mota Araújo, 23; Cláudia Ferreira da Costa, 31; Fernanda da Silva, 18; Gleison de Souza Costa, de apelido "Amarelo", 31, e Fernando de Brito Sousa, 27.
Eles foram presos em flagrante e autuados pelos crimes de formação de quadrilha; falsificação de documento público; uso de documento falso e porte ilegal de arma de fogo. Dois dois presos - Gleison Costa e Fernando Sousa - já eram presidiários e estavam como fugitivos do Presídio Agrícola "Mariano Antunes", em Marabá, sudeste do Pará. As prisões foram realizadas na noite de ontem por policiais civis da DRCO e da Superintendência Regional da Zona Guajarina, com apoio do Núcleo de Inteligência Policial. As investigações já eram realizadas pela Superintendência Regional, sob comando do delegado José Ricardo Oliveira, que esteve na DRCO durante a apresentação dos presos, juntamente com o delegado Ivanildo Santos, diretor da DRCO.
As investigações davam conta de que "Amarelo", "Canjica", "Galego" e Fernando estavam em Paragominas para se integrarem a outro grupo criminoso visando sequestrar o gerente de uma agência bancária e, depois, assaltar o estabelecimento. Os levantamentos foram intensificados desde o último dia 22. Durante o trabalho, Leyde Dayane, esposa de Fernando, foi localizada ao chegar a Paragominas, via terminal rodoviário, onde o marido a aguardava em um carro particular. Os dois foram, logo em seguida, abordados pelos policiais. Na revista ao veículo, uma arma de fogo - pistola calibre 380 - foi apreendida. A arma estava carregada com 11 munições intactas.
Interrogado, Fernando confessou que a arma é de sua propriedade e que estava na cidade junto com mais três comparsas e outras duas mulheres, companheiras deles. "Ele confirmou para nós que o plano do bando era sequestrar o bancário e depois cometer o assalto", explicou José Ricardo. Os bandidos iriam cometer o roubo a banco conhecido como "sapatinho", em que funcionários de bancos são sequestrados e obrigados a abrir o cofre da agência. Com a prisão de Fernando e Leyde, os policiais descobriram que havia membros do bando hospedados em dois hotéis da cidade. Em um deles, denominado "Central", foram presos "Canjica" e "Galego". Depois, já em outro hotel, de nome "Renascer", foram presos os demais. Pelo esquema do bando, as mulheres estavam responsáveis em fazer o levantamento da residência do bancário.
Elas também iriam auxiliar na fuga dos homens após a consumação do crime. Já "Galego" revelou, em depoimento, que era o responsável em monitorar o gerente do banco e afirmou que já o havia seguido por outras três vezes na cidade, no trajeto entre a agência e a casa do bancário. Nas investigações, os policiais civis apuraram que os integrantes do bando estavam hospedados em um dos hotéis desde o último dia 18. A equipe policial apurou ainda que o bando estava no aguardo de outros dois comparsas já identificados e que são alvos de investigações. Um deles viria de Araguaína, em Tocantins, trazendo mais uma arma de fogo, do tipo pistola, para o crime.
Ele chegaria à cidade, na noite do dia 23, quando entraria em contato com a quadrilha. Ao todo, três carros e sete telefones celulares foram apreendidos com o grupo preso. Todos estão recolhidos à disposição da Justiça. Esta foi a terceira quadrilha de assaltantes de bancos desarticulada em menos de seis dias no Pará em 2013. Na noite de sexta-feira passada, um bando formado por cinco homens foi preso, em Castanhal, nordeste do Pará. A segunda quadrilha era formada por cinco adultos e um adolescente que foram capturados na terça-feira passada, 22, no distrito de Icoaraci, em Belém. Agora, apenas em 2013, já são 17 os presos por envolvimento em quadrilhas de assaltantes de bancos.
Com informações do Blog Rei dos Bastidores.

2 comentários:

  1. Eta gente que não pensa no dia de amanhã, veja que pena uma jovem gravida envolvida com pessoas que tiram a paz de muitas familias, sera que essa futura mãe não tem medo de perder seu filho para Bandidos em algum dia dessa vida!
    Minha mãe perdeu meu irmão nas mãos de marginais que roubaram o caminhão e uma carga de charque, meu irmão faz muita falta para minha familia, espero justiça e que estas quadrilhas sejam pegas e que parem de tirar vidas e aprendam a trabalhar em prol de seus futuros filhos - Augusta irmã do Wandinho, caminhoneiro assassinado em Dom Eliseu no Para dia 15-02-2012 no

    ResponderExcluir