segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Justiça manda prender quatro por incêndio em boate de Santa Maria


Policiais civis do Rio Grande do Sul começaram, na manhã desta segunda-feira, a cumprir um mandado de prisão expedido contra quatro pessoas por conta do incêndio na boate Kiss, da cidade de Santa Maria, que deixou 231 mortos, neste domingo (27). A ordem foi dada pelo juiz Régis Adil Bertolini e possui caráter temporário, válido por cinco dias.
Informações preliminares dão conta de que, entre os suspeitos já presos, estão um dos proprietários da boate e dois músicos da banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no momento em que o fogo começou.
Conforme a Defesa Civil, o fogo começou na espuma de isolamento acústico, quando um dos integrantes da banda que se apresentava acendeu um sinalizador --efeito pirotécnico--, que atingiu o teto. O guitarrista Rodrigo Lemos Martins disse à Folha que um segurança da boate e o vocalista da banda tentaram apagar o incêndio, porém o extintor não funcionou.
Oitenta e duas pessoas permanecem internadas em hospitais da cidade e outras 39 foram transferidas para Porto Alegre.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que 20% dos feridos tiveram queimaduras consideradas graves, que correspondem a mais de 30% do corpo. A maioria sofreu intoxicação respiratória. Para auxiliar o socorro, o ministro apontou ainda que cinco médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vão para ser encaminhados para o local.
Um velório coletivo das vítimas acontece desde a noite de ontem no CDM (Centro Desportivo Municipal) e grande parte dos enterros está previsto para acontecer nesta segunda-feira. No início da manhã de hoje foi feito um ato ecumênico no ginásio, celebrado pelo arcebispo da cidade, dom Hélio Adelar Rupert.

Incêndio em casa noturna no RS

 Ver em tamanho maior »
Neco Varella/Efe
AnteriorPróxima
Familiares no enterro de uma das vítimas de incêndio em casa noturna de Santa Maria, no RS
FATALIDADE
A direção da boate Kiss divulgou uma nota ontem afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio que matou 231 pessoas a uma "fatalidade". A maior parte das vítimas morreu por asfixia e mais de cem pessoas também ficaram feridas.
"Lamentamos sinceramente a extensão da tragédia que excedeu a toda a normalidade e previsibilidade de qualquer atividade empresarial, creditando o terrível acontecimento a uma fatalidade que somente Deus tem condições de levar o consolo e o conforto espiritual que desejamos a todos os familiares e ao povo santa-mariense, gaúcho e brasileiro", diz a nota.
O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, informou que o plano de combate a incêndio da casa está vencido desde agosto de 2012. Já a Polícia Civil afirmou que a casa estava com o alvará de funcionamento vencido também desde o ano passado, mas estava em processo de renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário