sábado, 13 de julho de 2013

Veja dez dicas preparadas pelo Sebrae que ajudam as empresas a terem vida longa

De acordo com o estudo Sobrevivência das Empresas, divulgado pelo Sebrae, de cada cem empresas criadas no Brasil, 76 sobrevivem aos dois primeiros anos de vida. Isso mostra que houve um crescimento, nos últimos anos, da sobrevida das empresas recém criadas. Mostra também uma melhor capacidade das micro e pequenas empresas para superar dificuldades nos primeiros dois anos do negócio. As dificuldades no período inicial de existência da empresa na maioria das vezes vêm do fato de que a empresa ainda não é conhecida no mercado, não possui carteira de clientes e, muitas vezes, os empreendedores ainda têm pouca experiência em gestão.
Segundo o Sebrae, a região com maior número de empresas que vencem a barreira dos dois anos de vida é a Sudeste, onde também se concentra a maior quantidade de pequenos negócios. Nessa região, o índice de sobrevivência atingiu 78%. Em seguida está o Sul do país, com taxa de 75,3%, depois o Centro–Oeste (74%), Nordeste (71,3%) e Norte (68,9%).
Tendo como referência o estudo de sobrevivência das empresas realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) junto a 15 países, a taxa mais alta é da Eslovênia, com 78%. Ao atingir 76%, o Brasil supera países como o Canadá (74%), Áustria (71%), Espanha (69%), Itália (68%), Portugal (51%) e Holanda (50%), entre outros. O estudo da OCDE é o que mais se assemelha ao do Sebrae, no entanto considera ativa a empresa que tem ao menos um funcionário. Já o censo feito pelo Sebrae considera ativa a empresa que está em dia com a declaração fiscal junto à Receita Federal.
O Sebrae preparou dez dicas para a sobrevivência da empresa. Veja quais são:
1) Planeje-se sempre;
2) Respeite sua capacidade financeira;
3) Não misture as finanças da empresa com as pessoais;
4) Fique de olho na concorrência;
5) Prospecte novos fornecedores;
6) Tenha controle do seu estoque;
7) Marketing não se resume a anúncio, invista em outras estratégias;
8) Inove, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso;
9) Invista sempre na formação empresarial;
10) Seja fiel aos seus valores e ao do seu negócio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário