domingo, 21 de julho de 2013

Quantos anos o Brasil precisa para dobrar a renda média da população?

Quanto tempo leva para a renda por pessoa em um determinado país dobrar?  Parece ser complicado responder essa pergunta, mas, de fato, não é. É necessário somente saber a taxa média de crescimento da renda por pessoa. Sabendo isso, é só dividir 69 por essa taxa média que saberá em quantos anos a renda por pessoa (renda per capita) irá dobrar de tamanho.  Por exemplo, se a taxa média de crescimento da renda por pessoa de um determinado país for de 3%, então a renda por pessoa desse país irá dobrar de tamanho em 23 anos.
A renda per capita se calcula simplesmente a renda produzida em determinado ano dividida pela a população estimada naquele ano. Isso faz com que um país considerado rico tenha um PIB bem menor do que outro país considerado pobre ou de renda intermediária. A renda per capita é a principal medida para definir se um país é rico ou pobre.
Considerando o período de 2010 a 2012 e observando os valores da renda per capita em cada um desses anos (mostrados no gráfico acima), somando-os e depois 69 pela média, tem-se a quantidade anos que o Brasil deve levar para dobrar a sua renda per capita (em termos reais, ou seja, descontada a inflação).  Fazendo isso, obtemos como resultado o número 28. Isso significa que se mantivermos a média de crescimento da renda por pessoa dos últimos 13 anos, iremos levar 28 anos para passarmos da atual renda per capita de R$ 22.402,00.   http://www.franciscocastro.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário