terça-feira, 2 de julho de 2013

Em uma empresa, saber ouvir o que os outros dizem é fundamental

Existe uma tendência de algumas pessoas em optar pela agressão ou briga por assim dizer para a resolução de conflitos. Onde o gestor de pessoas acaba tendo que participar ativamente na resolução destes pormenores.
Sabe-se que um conflito organizacional normalmente ocorre por que os “brigões” possuem personalidades diferentes e acabam não se comunicando como deveriam, ocasionando assim, discussões que levam a autodestruição do ambiente de trabalho.
Obviamente que os conflitos fazem parte do cotidiano das pessoas, não somente em organizações tem-se este tipo de situação, porém, diferentemente de uma briga conjugal, em uma empresa existem muito mais pessoas envolvidas diretamente, justificável somente as sogras que eventualmente se metem nos relacionamentos.
Por outro lado, os conflitos que têm a sua justificação, estão ligados diretamente a opinião ou o interesse individual, ou seja, não estão ligados ao espírito de equipe.
Portanto, gerenciar este tipo de situação é algo delicado e só se consegue um consenso mediante muita discussão e exposição de fatos coerentes com os propósitos organizacionais.
 O que os lideres de pessoas podem fazer?
Podem e devem fazer com que os envolvidos e por que não dizer todos da empresa nutram o pensamento da democracia, do debate construtivo em prol de um ambiente de trabalho harmonioso.
E o mais importante que as pessoas entendam que todos têm opiniões diferentes, argumentos diferentes, portanto saber ouvir o que os outros transmitem é fundamental.
E em todos os aspectos para minimizar as discussões é fundamental dar treinamento aos colaboradores para que aprendam posteriormente na pratica técnicas de bom convívio.
Portanto, quanto antes ter-se este tipo de problema resolvido, se poupara tempo e por conseqüência dinheiro.
Por Jocaffi Breda, Administrador, Especialista em Gestão de pessoas e Comportamento Organizacional.  http://www.franciscocastro.com.br/blog/

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