quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Veja como um profissional deve se comportar no ambiente de trabalho para ter êxito na carreira profissional


No ambiente profissional onde a disputa é acirrada e sempre existem pessoas querendo o lugar que é ocupado por outra pessoa, principalmente se o cargo é interessante. Além disso, a maioria das pessoas que trabalham desejam sempre melhorar de cargo, ocupar posições melhores e rendimentos mais altos. Entretanto, o caminho a percorrer a forma como se comportar e agir no trabalho devem ser minimamente cuidados e realizados para que o êxito seja mais facilmente obtido. Abaixo são descritos alguns tipos de comportamentos que são bastante comuns nas empresas e que devem ser evitados ao máximo. 
A falta de comprometimento é, se não o pior, um dos piores tipos de comportamentos para todo e qualquer ambiente de trabalho. Pessoas descomprometidas com os resultados da empresa e com as atividades que são responsáveis representam desgastes entre os colegas, superiores e afeta negativamente o trabalho de todos. As pessoas devem demonstrar um profundo envolvimento com o trabalho, com os objetivos da empresa e com a sua própria carreira. As empresas querem pessoas que tenham grande satisfação em trabalhar naquele ambiente e naquela empresa e que se esforcem ao máximo que puder para entregar suas atividades e cumprir suas responsabilidades. Pessoas comprometidas tem chances muito grande de obter promoção. 
Ao mesmo tempo, as pessoas devem mostrar bom senso ao exercer as suas atividades. Quem não tem bom senso acaba prejudicando o trabalho, os colegas e até mesmo os resultados da empresa. Falta de bom senso é um tipo de comportamento prejudicial, principalmente nas relações de trabalho. Isso pode causar desarmonia dentro da empresa e mal-estar entre colegas e chefes. 
É muito importante tentar ao máximo manter o humor sem muitas alterações ao longo do dia e dos dias no ambiente de trabalho. Um dia ou uma hora está muito bem de humor e logo em seguida ficar de cara “fechada, aborrecido e “ignorante” não ajuda em nada a carreira profissional. Ao contrário, cria um ambiente adverso para a cordialidade, o bem estar no trabalho e acaba gerando um ambiente hostil com repercussão negativa com desdobramentos altamente prejudiciais à empresa e às    pessoas que nela trabalham. Alguns profissionais mudam de humor muito facilmente ao longo do dia. Este de tipo de comportamento gera desconforto entre companheiros de trabalho. 
As pessoas devem manter um diálogo franco e aberto com os seus superiores, sempre tentando aparar qualquer aresta que possam prejudicar a ambos e ao grupo. Existem profissionais que acham que o chefe só quer prejudicá-los ou os colegas sempre estão armando contra. Isso, além de prejudicar o ambiente de trabalho com perda de produtividade, comprometendo seriamente os resultados da organização, pode gerar atritos entre as pessoas que podem gerar atos com conseqüências imprevisíveis e de natureza extremamente nociva. 
Profissionais manipuladores e egoístas são desagregadoras e prejudicais ao ambiente de trabalho. Este perfil profissional costuma ter boa relação com todos e sabe fazer um “social” como ninguém, mas ele só pensa no seu objetivo. Para alcançá-lo, a pessoa é capaz de manipular os outros em benefício próprio. Esse tipo de pessoas deixa as outras pessoas fazerem as coisas, mas passam para o chefe como se elas próprias tivessem feito. São “caroneiras” por natureza. 
Por último, existem aqueles que sempre estão insatisfeitos e acham que tudo na empresa é feito para prejudicá-los, que todos jogam contra eles. Esse tipo de profissional reclama de tudo e de todos, gosta de apontar falhas na empresa, no colega e no chefe. Um erro muito comum que levam pessoas a se comportarem dessa forma é não se adaptar à organização. Elas querem que a empresa se adapte a elas, não o contrário. 
Seguindo os comportamentos descritos acima de forma a buscar agregar valores na equipe e na organização, objetivando sempre melhorar os resultados da empresa, o profissional terá grandes chances de obter êxito e sua carreira profissional. Superar os obstáculos que são encontrados em quase todos os ambientes de trabalho é um desafio dos profissionais para se comportarem de forma adequada a uma carreira profissional de êxito e sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário