sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE DO HOMEM



                                            
Ao avaliar o trabalho realizado pelo programa de atenção integral á saúde do homem, o coordenado  do setor no Município de Imperatriz  , Genivaldo Carvalho Moraes , afirmou que os homens têm   dificuldade em reconhecer sua necessidades, cultivando o pensamento mágico  que rejeita a possibilidade de adoecer.
Além disso, as título de estatística de procura,  os  serviços e as estratégias de comunicação privilegiam  as ações  de saúde para a  criança, o adolescente ,a mulher e o idoso.
Por isso, foi montada uma estratégia  pela secretaria municipal de saúde , por meio da atenção básica , para priorizar também as ações preventivas para a  saúde  do homem de imperatriz, com   base na humanização e visando estimular o autocuidado. Além disso, outro ponto igualmente assinalado como preocupante a ser solucionado é  a sistemática de acesso aos serviços assistências para marcação  de consulta , que ,  muitas vezes , causam  a “perda” de um dia inteiro de trabalho, sem que necessariamente tenham suas demandas resolvidas em  uma única consulta.
Segundo Genivaldo Moraes, “o  reconhecimento de que os homens adentram o sistema de saúde por meio da atenção especializada tem como conseqüência o agravo da mobilidade pelo retardamento  na  atenção e maior custo para o sistema da saúde  do município”. Isso quer dizer que é necessário fortalecer e qualificar a atenção primaria garantido , assim, a promoção da saúde e a prevenção aos agravos evitáveis.
Vários estudos comparativos, entre homens e mulheres, têm comprovado o fato de que os homens são  mais vulneráveis ás doenças,  sobretudo ás enfermidades graves e crônicas , em que morrem mais precocemente que as mulheres.
“Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primaria, “revela o coordenador da saúde  do homem em imperatriz. Para ele, “  a resistência  masculina á atenção primaria aumenta  não somente a sobrecarga financeira do município, mas também o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família, na luta pela conservação da saúde e  da qualidade de vida dessas  pessoas  “.
 Dados alarmantes – a política de atenção integral á saúde do homem se estabeleceu mediante um recorte estratégico da população masculina  na faixa etária de 25 a 59 anos. Isto não deve configurar uma restrição da população alvo, mas uma estratégia .
Metodologia.  Este grupo etário corresponde a 41,3 %  da população masculina ou a 20 %  do total da população do Brasil. Ele corresponde á parcela preponderante da força produtiva, e além do mais   exerce um significativo papel sociocultural e político.
De acordo   com   Denivaldo Moraes, “aproximadamente 75% das enfermidades e agravos dessa população esta concentrada em cinco grandes áreas  especializadas: cardiologia,urologia,saúde mental, gastroenterologia e pneumologia  “.
O câncer da próstata, por  exemplo, é uma doença que   geralmente apresenta evolução muito lenta, de modo que a mortalidade neste caso poderá ser evitada quando o processo é diagnosticado e tratado com precocidade.
O uso abusivo  do álcool é responsável por 3,2% de todas as mortes e por 4% de todos os anos perdidos de vida útil. Avaliar os determinantes sociais de vulnerabilidade do homem para os problemas com o álcool torna-se, assim , imperioso  para  a construção da saúde mental deste segmento. Na medida em que o uso do álcool, como apontam diversos estudos, está sendo iniciado cada vez mais precocemente por homens e mulheres, as ações de promoção e prevenção para jovens  e adolescentes também merecem mais investimento e monitoramento.
Promover na população masculina, conjuntamente com o programa nacional de DST/AIDS,a prevenção e o controle das doenças sexualmente transmissíveis e  da infecção pelo HIV  também faze parte das estratégias estabelecidas pelo programa de saúde do homem em imperatriz.
As empresas instaladas no município são alvos freqüentes de palestras feitas pelo coordenador Genivaldo Moraes. Os temas abordados vão desde o câncer de pênis, passando pelo câncer de próstata ate as doenças sexualmente transmissíveis. Tudo em nome da prevenção.  
                                                                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário