sexta-feira, 19 de abril de 2013

"Meninos do Trem" é tema de pesquisa da agência Matraca



O fenômeno da “MENINADA DO TREM”, um dos problemas sociais mais graves provocados pelo Projeto Grande Carajás é tema de uma pesquisa que vem sendo realizada em municípios ao longo do “Corredor Carajás”, e especificamente a Estrada de Ferro Carajás - EFC.
A Pesquisa objetiva construir um histórico de centenas e centenas de Crianças e Adolescentes, meninas e meninos, que ao longo das últimas duas décadas, têm “aventurado” pelos trilhos da Estrada de Ferro Carajás, entre Parauapebas - PA e São Luís - MA.
A principal origem de grande parte destes Meninas e Meninos do Trem são sobretudo são de Marabá – PA, e que tiveram ou tem Açailândia como “base”, o que levou até à construção da atual “Casa Abrigo” (antiga Casa de Passagem).
Os "meninos do Trem da Vale" vem do amontoado de crinaças e adolescentes que ao longo da estrada de ferro de Carajás (892 Km)  se deslocam de um a cidade para outra atrvez do trem que transporta minério, eles pegam carona nas paradas que os trens fazem perto de locais habitado.
A problemática chegou a uma audiência pública realizada ano passado em São Luís e foram mobilizados municípios, o Ministério Público e ainda o judiciário, a partir de provocações construídas pelos Conselhos Tutelares da região atingida, notadamente Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu.
Em Açailandia, a assistente social Andreza Veras, da Agência Matraca de Notícias da Infância, de São Luís, realizou levantando dados e informações junto ao Conselho Tutelar local, nos dias 10 e 11 de abril. Ainda foi realizado reuniões com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia - COMUCAA, com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, e com o Secretário Executivo do Fórum DCA Açailândia.
A pesquisa coordenada pela Agencia Matraca é realizada em parceria com a organização mineira “Oficina de Imagens”.
Com informações do Fórum DCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário