segunda-feira, 22 de abril de 2013

AGED-MA apreendeu 4,9 toneladas de queijo em São Francisco do Brejão







Uma equipe liderada pelo médico veterinário José Barbosa, Chefe da Unidade Veterinária Local da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), apreendeu na madrugada deste sábado uma carga de 4,9 toneladas de queijo que seguia para o município de Sobral (CE) sendo transportada de caminhão sem as condições sanitárias exigidas por lei.


A apreensão aconteceu durante operação de barreira móvel no município de São Francisco do Brejão, a 40 km de Açailândia. “Estamos realizando essas operações em toda a região. É uma operação de inteligência, onde monitoramos os pontos mais suspeitos de produção e transporte de produtos clandestinos”, explica o Chefe da Unidade Regional da AGED em Açailândia, Anízio José Rocha, que coordena o trabalho na região.

O motorista foi autuado em flagrante pela equipe da AGED e terá que pagar uma multa de R$ 5.100,00.
O queijo transportado irregularmente foi produzido em um laticínio instalado no Povoado Capemba d’Água, em São Francisco do Brejão. O estabelecimento conta com o Selo de Inspeção Estadual e tem autorização da AGED-MA para funcionar, porém, infringiu a legislação sanitária no que se refere às exigências para o transporte do produto e não respeitou os critérios de comercialização determinados para o tipo de certificação que possui. “Por possuir apenas o SIE, esse laticínio só poderia comercializar seus produtos dentro dos limites do estado. Por essa razão, nesta segunda-feira, o laticínio será autuado pelo Serviço de Inspeção da AGED e deverá pagar uma multa ainda maior por ser reincidente”, informa Anizio Rocha, lembrando que o mesmo laticínio foi autuado no fim do ano passado pelo transporte irregular de uma carga de 4,5 toneladas de queijo que também teria como destino um município fora do estado do Maranhão.

Ainda na manhã de sábado, a carga irregular de queijo foi transportada por fiscais da AGED, sob escolta da Polícia Militar, para o aterro sanitário de Açailândia, onde foi incinerada conforme a legislação sanitária vigente.

Do Portal Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário