quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O motoristas e o poder público são os responsáveis pelos problemas no trânsito no Brasil



O trânsito no Brasil é quase sempre motivo de notícias desagradáveis, que trazem conotação extremamente negativa. São os mais diversos contextos em que ele é tratado seja pela mídia ou pelas pessoas no cotidiano. São congestionamentos, tráfego lento, acidentes e mais uma série de outros fatores que fazem do ato de trafegar nas grandes e médias cidades brasileiras um grande desafio onde se passará por possibilidade reais de irritação, desgastes e perdas, inclusive perdas irreparáveis. Quais as causas de tudo isso? Quais são os principais responsáveis por essa situação quase calamitosa em que boa parte de nossa sociedade está sujeita? 
Na verdade, quer queiram ou não, um dos principais, senão o principal, vilões de todos esses problemas no trânsito no Brasil são os condutores de veículos que não respeitam às leis, as outras pessoas e a elas próprias. O desrespeito no trânsito é algo corriqueiro que deixa indignado quem é do bem, quem respeita as leis existentes e, acima de tudo, respeitam as e muito mais respeitam a vida e o direito dos outros. Não resta nenhuma dúvida de que a agressividade e o estresse da maioria dos motoristas são os vilões do trânsito. 
O poder público também possui culpa grande nesse problema. Em primeiro lugar, faltam investimentos que levem à melhorar no trânsito, que façam com que haja fluidez no tráfego nas nossas cidades. Já que existe uma preferência clara pelo transporte individual é necessário que os automóveis encontrem condições e vias que possibilitem o tráfego e que os congestionamentos e as lentidões sejam coisas raras. Sem que sejam realizados aportes de recursos, tanto públicos quanto privados, para a construção de vias e ampliação das existentes atualmente não se pode ter fluidez no trânsito. A tendência é que fique cada vez pior. Cada vez mais teremos mais congestionamentos, stress, aborrecimentos e custos mais altos toda vez que tirarmos o carro da garagem para andarmos e trafegarmos pelas cidades do Brasil. 
Ao mesmo tempo, o poder público é responsável pela violência de todo tipo e natureza no trânsito em razão da escassez na aplicação das leis existentes. De cada infração cometida no trânsito e que é punida existem milhares de outras que não sofrem nenhum tipo de punição punida. As pessoas cometem os mais diferentes tipos e gravidades de infrações nas ruas, avenidas e rodovias no Brasil sem que sofra nenhuma punição. 
Assim, elas cometem de forma contínua porque sabem que raramente serão punidas e para elas é sempre bom levar vantagens com relação aos outros. Falta coragem e pulso firme das autoridades para punir porque os infratores são muitos e possuem muita força e passam a criar conceitos como a “indústria da multa” ou outros termos para descrever políticas que levem à moralização e à humanização do trânsito. A verdade é que até o momento quase nenhuma autoridade teve coragem de aplicar o código de trânsito no Brasil. 
As pessoas devem ter o bom senso e ao menos o senso de honestidade, de caráter e de pessoa que faz a coisa certa e cometam tantas transgressões no trânsito brasileiro. Não existem desculpas de que a lei de trânsito é desconhecida pelos motoristas porque todos eles ao tirar o documento que permite dirigir ou ao renová-lo são obrigados a mostrar que conhecem bem o que é proibido e o que é permitido fazer no trânsito no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário