Dentro de campo, Neymar será a grande estrela da Seleção Brasileira na Copa das Confederações e muito provavelmente da Copa do Mundo no próximo ano. Fora de campo, o jovem de apenas 21 anos soube construir a imagem quase perfeita de bom-moço, que cativa muita gente e faz uma legião de admiradores e, principalmente, admiradora no Brasil e por muitas outras partes do mundo. Juntando isso mais a destreza ímpar com que se comporta diante de uma bola e de seus adversários em campo, ele tem conseguido se transformar em uma marca multimilionária.
Com a sua transferência para o time espanhol Barcelona, Neymar passou a movimentar valores dignos de uma empresa considerada de tamanho médio no País. Somente com o time espanhol, Neymar irá receber em torno de R$ 209 milhões, referentes aos R$ 112 milhões de luvas e os cerca de R$ 97 milhões, correspondentes ao salário de cinco anos no Barcelona. No time do Santos, o atleta tinha um rendimento estimado de mais de R$ 3 milhões por mês. A grande parte desse valor provinha dos seus 13 patrocinadores. Estima-se que essas empresas pagavam ao jogador em torno de R$ 27 milhões por ano.
A força do Neymar no mercado publicitário é medida pela comparação dos contratos de publicidade que o craque tem em relação que os outros atletas da Seleção possuem. Simplesmente a somatória dos contratos comerciais de todos os outros jogadores da Seleção Brasileira é menor do que os acordos do Neymar. Isso sem falar os valores envolvidos em cada contrato dele é quase sempre superior aos dos outros jogadores brasileiros. Segundo especialistas da área de marketing esportivo, isso ocorre porque ele consegue ter as qualidades de um grande craque e a simpatia de um bom garoto. Ele não conseguiu tudo isso do nada. É o resultado de uma carreira mais que vitoriosa de quatro anos no Santos, 134 gols, jogadas geniais e muitos títulos. Além disso, ele foi um dos principais responsáveis pela melhora das finanças do time santista
Os números do time do Santos com o Neymar são impressionantes. Em 2009, ano em o craque iniciou a trajetória profissional, o clube paulista teve um prejuízo de R$ 28,2 enquanto que em 2012 teve um lucro de R$ 30,1 milhões. Mais que isso, nesse período de três anos e meio, a torcida santista teve um crescimento de 37,4%, correspondendo na maior expansão entre clubes brasileiros. Já os patrocínios nas camisas passaram de R$ 18 milhões para R$ 50 milhões, nesse mesmo período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário