Equipe de jornalistas do jornal O Estado, da TV Mirante e blogueiros ligados ao sistema Mirante de Comunicação, tiveram que sair escoltados do local após tentarem manipular as informações
Manifestantes protestam contra imprensa do Sarney |
Os manifestantes invadiram o Palácio dos Leões, sede do governo do estado. O local havia sido cercado pela Polícia Militar, para impedir as manifestações.
Houve confronto entre os manifestantes e a tropa de choque, os policiais que haviam cercado o Palácio dos Leões lançaram bombas de efeito moral contra os manifestantes. A tropa de choque cercou o local e o helicóptero do GTA começou a fazer voos baixos para causar medo aos manifestantes que estavam no local tentando dispersa-los.
A equipe de jornalismo ligada a família Sarney, O Estado, TV Mirante, e blogueiros ligados ao sistema Mirante de Comunicação tiveram que sair do local escoltados. Ocorre que semelhante a Globo, os jornalistas estavam ali para tentar distorcer os fatos. Quando a Mirante começou a mostrar flash tentando boicotar a manifestação logo manifestantes começaram a se voltar contra a equipe que se retirou do local escoltada.
Dois blogueiros ligados a família Sarney, que estavam noticiando os protestos em tempo real foram ameaçados de lixamento,o motivo seria o fato de estarem manipulando as informações em suas paginas, tentando inclusive colocar a culpa do arrobamento da Ótica Maia nos protestantes.
Blog do Jorge Vieira
O movimento de protesto realizado no início da noite desta quarta-feira reuniu mais de 10 mil pessoas e foi recebido no Palácio dos Leões pela polícia da governadora Roseana Sarney. Os manifestantes, no entanto, não se intimidaram derrubaram a grades e gritaram palavras de ordem “fora Sarney”, “fora Roseana” e Sarney Ladrão devolve o Maranhão”.
Os manifestantes se concentraram inicialmente na Praça Deodoro, desceram a Rua Rio Branco, pegaram a Avenida Beira-Mar e se dirigiram à Praça Pedro II. No trajeto, um grupo orientado pelo deputado Roberto Costa (PMDB) tentou desviar a marcha para a Ponte José Sarney, mas a maioria rejeitou a manobra e manteve a caminhada rumo ao Palácio.
O prefeito Edivaldo Holanda, que se dispôs a receber os líderes do movimento, mandou retirar da frente da prefeitura as grades de ferro colocadas no local pela polícia da governadora. Livre das grades, a massa pode protestar contra corrupção no governo Roseana.
Embora o movimento de protesto não fosse contra a prefeitura, o prefeito Edivaldo Holanda e os secretários acolheram os manifestantes, atitude muito diferente da governadora que cercou o Palácio com a tropa de choque para impedir o movimento.
Os manifestantes não se intimidaram, derrubaram a cerca de Roseana e se concentraram em frente ao Palácio do Leões para protestar contra a corrupção no governo.
Enquanto manifestantes protestavam contra a corrupção no Maranhão, Roseana Sarney, pegou seus netos e foi assistir o jogo da seleção brasileira
Foto: Liliane Cutrim/Imirante. |
Os protestos são por melhorias no sistema de transporte coletivo, saúde, contra a corrupção e PEC 37 e por mais investimentos na
educação e segurança.Alguns fatos isolados vem sendo usado por políticos que tentam boicotar a movimentação.
Foto: Liliane Cutrim/Imirante. |
Durante a manifestação, vândalos aproveitaram para saquear a Ótica Maia o episódio foi usado por políticos que quiseram jogar a culpa em cima dos manifestantes. Os participantes cerca de 10 mil pessoas mandaram a resposta de forma imediata e queimaram a bandeira de partidos que tentam se aproveitar da
situação. Um dos partidos criticados duramente pelos manifestantes foi o PSTU.
Foto: Liliane Cutrim/Imirante. |
Além de São Luis, outras cidades do Maranhão aderiram ao movimento "vem pra rua" em Açailândia deverá ser realizado nesta quinta feira (20) manifestação contra a corrupção, abuso de poder, entre outros. A manifestação não possui ligação com políticos e organizadores garantem que será realizada de forma pacifica.
Veja abaixo, cidades que aderiram a manifestação, local e horário.
Açailândia - Dia 20, às 10:00h, concentração na Praça do Pioneiro.
Imperatriz – Dia 20, às 18h na Praça de Fátima.
Bacabal – Dia 20, às 16h30, Praça Silva Neto
Timon – Dia 21, às 16h na praça Sao José, centro.
Carolina – Dia 22, às 16:00h, concentração em frente a câmara municipal da cidade.
Barra do Corda – Dia 22, às 14:00h na praça da rodoviária.
Bom Jardim – Dia 23, no Ginásio de Esportes o Pedrosão.
Rosário – Dia 23, às 09h, na Praça Benedito Leite.
Santa Luzia – Dia 24, às 08h no Alto do Guarim.
Presidente Dutra – Dia 29, às 16h no estacionamento do Clube dos Jovens.
Em Codó também vai haver manifestação, será sábado às 16:00 hs
ResponderExcluir