Ministério Público do Trabalho entrou com o pedido de ação civil contra a transportadora por desrespeito ao direitos trabalhistas dos motoristas da empresa
Por Anali Dupré | Categoria(s): Notícias
Fotos: Divulgação |
O Ministério Público do Trabalho (MPT) de São Bernardo do Campo impetrou, no final de 2012, uma ação civil pública (ACP) contra a Breda Transportes S/A, uma das maiores empresas de transporte rodoviário de cargas e passageiros do país. A empresa está sendo acusada de desrespeito aos intervalos interjornadas e de submeter motoristas a jornadas excessivas de trabalho. O MPT pede uma indenização no valor de R$ 10 milhões por danos morais coletivos.
Através de dados coletados em relatórios de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, depoimentos tomados pelo MPT e cartões de ponto anexados aos autos, os procuradores detectaram uma série de desrespeitos aos direitos trabalhistas dos motoristas da Breda. Os trabalhadores estavam submetidos a jornadas estendidas para além das duas horas extras diárias permitidas legalmente, não tinham um período mínimo de descanso de 11 horas consecutivas entre jornadas e não contavam com descanso semanal remunerado.
Nova lei dos motoristas
Em abril de 2012 foi sancionada em território nacional a Lei 12.619/12, que regulamenta as condições de trabalho de motoristas profissionais. A Lei tem o intuito de diminuir a ocorrência de acidentes e óbitos no ramo do transporte rodoviário, e prevê direitos e deveres do motorista profissional, como a determinação da duração da jornada de trabalho e do tempo de direção consecutivo dos motoristas.
Em abril de 2012 foi sancionada em território nacional a Lei 12.619/12, que regulamenta as condições de trabalho de motoristas profissionais. A Lei tem o intuito de diminuir a ocorrência de acidentes e óbitos no ramo do transporte rodoviário, e prevê direitos e deveres do motorista profissional, como a determinação da duração da jornada de trabalho e do tempo de direção consecutivo dos motoristas.
Na base de São Paulo, a convenção dos motoristas determina que a jornada de trabalho é de 8 horas diárias e que pode ser acrescida de no máximo duas horas extras. Na nova regulamentação, o tempo de direção obrigatório para todos os motoristas profissionais não deve ultrapassar quatro horas consecutivas, com intervalos de meia hora para descanso e uma hora de almoço.
Além destes aspectos, a lei torna obrigatória a adoção de um seguro custeado pelo empregador e cria a figura do tempo de espera, que compreende o período de espera do motorista entre o carregamento/descarregamento do veículo. O tempo de espera começa após o termino da jornada de trabalho do condutor e deve ser remunerado com o valor equivalente a uma hora de trabalho mais 30%.
Apesar da Lei 12.619/12 apresentar diversos fatores de proteção ao condutor profissional , aspectos importantes dela foram vetados na sua promulgação, como por exemplo a criação de postos de parada seguros para viabilizar o descanso de trinta minutos a cada quatro horas trabalhadas.
Risco de acidentes
O desrespeito a estas normas trabalhistas corrobora para um aumento no risco de acidentes de trânsito e para a maior ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho dos motoristas. Segundo o médico e diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), Dirceu Rodrigues Alves Júnior, os motoristas de longas distâncias estão submetidos a fatores de risco físico, psicológico e social, que atrelados a jornadas extensas de trabalho, fazem com que a saúde e concentração dos trabalhadores sejam reduzidas. “ A fadiga e o sono são os principais elementos que levam à acidentes. A partir de quatro horas ininterruptas de trabalho o motorista começa a apresentar lapsos de atenção, após o período de oito horas consecutivas acaba ocorrendo um déficit relevante na atenção do trabalhador”, explica.
O desrespeito a estas normas trabalhistas corrobora para um aumento no risco de acidentes de trânsito e para a maior ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho dos motoristas. Segundo o médico e diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), Dirceu Rodrigues Alves Júnior, os motoristas de longas distâncias estão submetidos a fatores de risco físico, psicológico e social, que atrelados a jornadas extensas de trabalho, fazem com que a saúde e concentração dos trabalhadores sejam reduzidas. “ A fadiga e o sono são os principais elementos que levam à acidentes. A partir de quatro horas ininterruptas de trabalho o motorista começa a apresentar lapsos de atenção, após o período de oito horas consecutivas acaba ocorrendo um déficit relevante na atenção do trabalhador”, explica.
Segundo o médico, irregularidades cometidas pela Breda afetam os motoristas da própria empresa, mas também acabam por oferecer risco à saúde dos usuários do transporte e dos demais motoristas que podem ser envolvidos em algum acidente de tráfego. Para Dirceu Rodrigues, o trabalhador do transporte está exposto à uma quantidade extra de riscos à saúde devido à sua mobilidade e exposição a fatores biológicos. Considerando isto, é importante que a carga horária deste trabalhador não seja estendida para além do limite da de um funcionário de empresas com base física, ou seja, oito horas de trabalho, oito de descanso e oito de lazer.
O Ministério Público do Trabalho procurou a transportadora ao longo do processo para firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), mas a empresa se recusou a assinar o acordo. “A Breda realiza a mesma conduta há anos, havendo prova de que desde 2004 já desrespeitava a normativa relativa à jornada de trabalho. A lesão acarreta danos não só aos trabalhadores pela perda de saúde, lazer e convívio social e familiar, mas também toda a coletividade, já que pratica uma concorrência de mercado de forma desleal”, explica João Filipe Moreira Lacerda Sabino, procurador do Trabalho autor da ação.
Na ACP, a procuradoria do trabalho pede, além da indenização por danos morais no valor de R$ 10 milhões, a concessão de uma medida liminar para que a Breda deixe imediatamente de prorrogar a jornada acima do limite legal, conceda a seus empregados período mínimo de onze horas consecutivas de descanso entre duas jornadas de trabalho, além de descanso semanal remunerado, sob multa de R$ 20 mil pelo descumprimento da obrigação e R$ 1 mil por trabalhador encontrado em situação irregular.
Procurada pela Repórter Brasil, a Breda Transportes não indicou nenhum representante da empresa para falar sobre o assunto.
Está chegando o carnaval e não será diferente, a imposição da empresa para que todos trabalhem alem do limite com ameaça de demissão, alem da perseguição. Eles vendem até passagem sem saber se vão ter ônibus suficiente para atender a demanda, não vai longe, façam um levantamento entre as datas de natal e ano novo. PARABÉNS AO MINISTÉRIO PÚBLICO, Nós motoristas e nossas famílias agradecem.
ResponderExcluirOS MOTORISTAS DA EMPRESA BREDA TRANSPORTES AGRADECEM AO MP,E PEDE A FISCALIZAÇÃO EM TODAS AS FILIAIS DA EMPRESA, POIS A PRÁTICA É COMUM,SEM FALAR NOS SÁLARIOS, QUE SÃO PRATICADOS COM DIFERENÇAS CHEGANDO AO CÚMULO DA MESMA EMPRESA, NO MESMO ESTADO, NA MESMA FUNÇAO, PRATICAR 4 PISOS SALARIAIS DIFERENTES. COMO PODE UMA EMPRESA COLOCAR ATÉ 300 CARROS EXTRAS NA LINHA RODOVIÁRIA, SEM QUALQUER FISCALIZAÇÃO? SERÁ QUE A ARTESP NÃO ENXERGA O ABSURDO, A CONCORRÊNCIA DESLEAL COM AS OUTRAS EMPRESAS. OU FECHA OS OLHOS POR MOTIVOS OBSCUROS? O QUE SERÁ QUE ACONTECE?????????????????????
ResponderExcluirSou motorista da Breda e posso dizer que é uma palhaçada em dias de feriado prolongado, natal e principalmente no ano novo. Eles nos obrigam a fazer mais de uma(1) viagem pro litoral, tem o escalante que se Chama DJALMA, ele ameaça todos nos... Eu mesmo fui ameaçado por ele no ano novo, sob ameaça de ficar fora de escala me obrigou a a fazer mais de treze(13) horas de serviço sem café e sem almoço... DJALMA é um idiota.
ResponderExcluirE PRA PIORAR NÃO PAGARAM HORA EXTRA 100% PRA NINGUEM, COMO SE A EMPRESA TIVESSE BANCO DE HORAS, CADE O ACORDO COLETIVO ENTRE EMPRESA E SINDICATO? o DJALMA É UM DITADOR MESMO. A EMPRESA É MUITO BOA, RUIM É OS ADMINISTRADORES.
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