Por Bruno Lucena. www.becriativos.com.br
Em meados de 1980 bastava um modem de 1.200 balds conectado a linha telefônica e um software “craqueado” para se dar as primeiras “surfadas’’ na precursora da internet; as BBS’s, que tinham dentre outras características a incrível capacidade de baixar uma foto a 3Kbytes por segundo. (Só para se ter noção, a internet discada, já era quase 20 vezes mais rápida) e a internet usada hoje por você que está lendo a esse artigo neste momento, provavelmente é 200 vezes mais rápida.
As BBS’s (Bulletin Boards Systems) eram redes locais, utilizadas apenas para troca de informações e mensagens. Começara a partir dai uma “invenção” que causou tamanho impacto em nossas vidas e em nossa sociedade talvez só equiparado à introdução da máquina a vapor no sistema de produção criada por James watt em 1698.
Na década seguinte, tudo que acontecia nas BBS’s e se expandira para World Wide Web, em seguida, no final da década de 90, com o aquecimento da bolha .com, veio a idéia de que qualquer pessoa ou empresa poderia publicar uma página na web, era o suficiente para impulsionar de vez a rede www.
Em 1999 surgiram os primeiros blogs e com eles a profecia de que um dia tudo se resumiria a Interação.
Raramente, paramos para refletir sobre o impacto da internet em nossas vidas, como já mencionei em outro artigo que escrevi o “O lado científico e sociológico do: Porque investir em Marketing Digital?” nossa geração também é marcada pela familiaridade com a internet e deve ser por isso que nunca fizemos tal reflexão.
Alego que, a internet possui dois grandes propósitos: Aproximar as pessoas e democratizar produtos, serviços e informações.
Tracemos algumas Histórias para compreender os efeitos da internet em nossas vidas.
Imagine o Neto, adolescente, que fora fazer intercâmbio em Londres. Há 20 anos, seus pais, morreriam de saudades e gastariam fortunas em um DDI Recife – Londres. Agora, imagine o mesmo Neto, no mesmo intercâmbio, mas viajando em dias atuais. Graças a um programa, criado por profissionais da Microsoft eles podem não a penas se falar, mas se verem, de graça, todos os dias, a qualquer momento. Pois é, honras a um programa com três letrinhas: MSN.
Agora imagine a Lara, jovem nascida em classes desfavorecidas pela sociedade e que vive em 1960. Para Lara o maior dos objetivos é a obtenção de conhecimento, porém suas fontes: livros, revistas e jornais são caros, parciais e de difícil acesso.
Agora imagine a mesma Lara, com a mesma idade na mesma família, com as mesmas condições sociais só que em 2012. Graças à internet, a expansão de Lan Houses e ao Google basta apenas duas coisas para Lara ter o mundo nas mãos: Escolher sobre o que quer pesquisar e fazer sua leitura. E tudo ainda pode ser compartilhado, indicado e expandido graças à explosão das chamadas redes sociais.
Olhando por este ângulo notamos que a internet democratiza as informações, tornando-se assim fundamental para construção de uma sociedade mais igualitária.
Agora imagine os benefícios da internet quanto à aquisição de produtos e serviços. Há pouco tempo atrás ter um Nutricionista era um “serviço/bem de luxo”. Surfando nessa fantástica rede, descobri que um website , que lhe fornece um Nutricionista on line, com planos que começam a partir de R$ 30,00 reais mensais.
Sem mais delongas caros leitores a internet não é só uma ferramenta de diversão e trabalho, ela é muito mais do que isso: Proporciona igualdade através do fornecimento de conhecimento e democratização serviços e produtos.
E ainda mais, tudo isso sem gerar nenhuma poluição ambiental.
Sem dúvidas, ela é uma grande cidadã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário