sábado, 4 de maio de 2013

Apesar de tantas notícias ruins, devemos sempre gerar gentileza, cortesia e amor


Por Carlos Rosa, Engenheiro / MBA Gestão de Pessoas, especialista em Liderança e Atendimento
A famosa frase “Gentileza gera gentileza” é um ótimo ponto de partida para fazermos continuamente o bem ao próximo, viver em harmonia com o universo e reduzir o stress por uma contínua e incessante busca por resultado. Estamos sempre alerta para buzinar logo que o sinal abre, a julgar as pessoas com pouca base de dados, a reagir a qualquer estímulo que foge ao nosso controle e, frequentemente, estamos ansiosos. A teoria dos jogos transacionais explica muito bem estas armadilhas no comportamento e pensamento e comprova o prejuízo na felicidade.
A importância do seu bem estar passa pela evolução do controle emocional e no autoconhecimento para inibir as armadilhas da reclamação, das desculpas verdadeiras ou caça aos culpados. Estas atitudes em nada contribuem para a melhoria da situação. Nesta atmosfera o oxigênio, fator primordial de sobrevivência, torna-se um poderoso explosivo. Ao doutrinarmos nossos pensamentos a pensar no bem e produzir em larga escala o comportamento gentil, sem dúvida viveremos melhor e com maior autoestima. Esta é a lei genuína do retorno, como também nos alerta Gandhi com sua célebre frase “Olho por olho e o mundo ficara cego”.
A evolução da humanidade se deve principalmente à construção de pontes e não de muros. Pontes ligam, conectam, aproximam pessoas através da colaboração mútua enquanto muros isolam, limitam, controlam e alimentam inimigos. Pontes nos ajudam a ir e ficar no coração das pessoas. Vamos gerar mais gentileza, cortesia, amor genuíno, sem interesses. É difícil, mas não impossível, pois somos bombardeados a cada momento com mortes, acidentes, fraudes, pois a imprensa, por interesses comerciais, valorizam mais as notícias ruins e isto contamina nossos pensamentos.
É hora de mudar o jogo. Abrir o coração é possível e está dentro de nós. Vivenciei isto ao cobrar um direito não respeitado. Estava furioso e levei uma lição de vida pela atendente que soube responder-me de forma exemplar. Polida, inteligente e estimulando ao meu crescimento interior. Cada frase que argumentava ela conseguia devolver-me com uma forma tão gentil, que me tocou fundo. Ela tinha uma áurea boa, segura da sua missão em ajudar ao próximo. O seu controle emocional me acalmou e a esperança foi renovada.
A lei do retorno é fato. Está dentro de cada um a escolha de ser gentil ou ser agressivo. Seja duro com os problemas e mole com as pessoas. Faça o bem, saia do círculo vicioso de vencer a qualquer preço, pois a grandeza está na gentileza.

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