quarta-feira, 22 de maio de 2013

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS


Remetente - Renato D.F.
May 20, 2013
Paulo Nobre
Presidente
Sociedade Esportiva Palmeiras
Rua Turiaçu, 1840 – Perdizes
São Paulo – SP CEP: 05005-500

RE: CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Estimado Presidente Paulo Nobre:

Eu sou um palmeirense que reside nos Estados Unidos há 14 anos. Sou formado em Administração de Empresas e também possuo um MBA em Comércio Exterior e um curso em Direito, curso esse que aqui só existe como pós graduação.

Hoje tenho uma carreira consolidada na área financeira, desde o início no Banco do Brasil até a posição que ocupo hoje numa multinacional que figura entre as dez maiores empresas do mundo.

Eu decidi escrever essa carta para demonstrar o meu descontentamento com a atual situação vivida pela Sociedade Esportiva Palmeiras. Eu, mesmo de longe, vivo o Palmeiras intensamente como outros milhões espalhados pelo mundo.

Primeiramente eu entendo que a situação atual vivida pelo clube não acontece por acaso, pois a vergonha que o time vem passando em campo nesse século é um reflexo direto da incompetência gerencial demonstrada fora dele.

Espero que realmente essa realidade possa mudar a partir da sua administração, mas entendo que a política de austeridade efetivada no seu mandato não seja a melhor saída para o Palmeiras. E digo isso baseado na história do clube, que conheco muito bem.

Eu acompanho o Palmeiras desde os anos 80 e vivi, como tantos, a época do jejum de títulos encerrada em 1993. De todos os campeonatos conquistados de 1993 até aqui, a única vez que o Palmeiras foi campeão sem ser, de fato, o melhor time da competição, foi na Copa do Brasil erguida no ano passado. E entendo que essa realidade sirva para a grande maioria das conquistas obtidas pelas academias imortalizadas na história do clube e pelo passado glorioso do Palestra Itália.

Mesmo sendo óbvio que o Palmeiras precise renascer e se reestruturar, nao vejo a política do “bom e barato” como a solução. Entendo que as contas tem que ser pagas e que os funcionários, principalmente os jogadores, tem que receber em dia. Isso é regra básica de administração. Mas o melhor caminho é voltar a pensar grande, principalmente no crescimento das receitas, ao invés de se apequenar juntamente com a redução de despesas.

A imprensa tem que noticiar que o Palmeiras tem um grande time, grandes patrocinadores e não que tenha os salários atrasados ou que tenha aceitado ganhar menos do patrocinador master até o final do Campeonato Paulista. Esse tipo de coisa apequena a instituição! Da mesma forma, nao existe premiação para o clube com as contas mais equilibradas. Você sabe qual foi o clube que mais lucrou em 2010, por exemplo? Ou o clube que deu menos prejuizo em 2001? Porém, todos conhecem aqueles que foram compeões nesses anos. Os títulos ficam na história, não o saldo bancário ou o balanço patrimonial! Portanto, por que administrar o clube tendo como prioridade o reequilíbrio das contas, abdicando por completo das conquistas?

Eu entendo que a melhor defesa seja o ataque!

Muito precisa ser feito para que o clube volte a ser referência e favorito nas competições. Infelizmente eu teria que escrever um livro sobre o assunto e não somente uma carta. Porém, gostaria de fazer pelo menos uma consideração: o programa Avanti. Eu já tentei me associar ao programa por pelo menos três vezes por puro amor ao time, já que moro longe e não posso usufruir da maioria dos benefícios oferecidos. Mas em todas a vezes desisti de completar a inscrição devido a total falta de qualidade do sítio (site). O que vejo é um “site” amador, visualmente péssimo e, por exemplo, com contratos que ainda falam do jogo da despedida do São Marcos. Ora, presidente! Como podemos ser um clube verdadeiramente profissional se tratamos a nossa própria torcida de forma amadora? Uma outra coisa: por que o site nao aceita endereços de fora do Brasil? Seria o custo de envio de correspondências para fora do país? Da minha parte, pode cobrar que eu pago. Eu só não quero é ter que usar o endereço da minha mãe no Brasil para virar sócio. Aliás, o Palmeiras só quer ter sócios que moram no Brasil? A votação do nome da Nova Arena está aí para provar que tem muita gente no mundo querendo participar. Repito: o site do Avanti é amador e longe de estar a altura de um clube como o Palmeiras.

Eu sou daqueles que acreditam que o equilíbrio e a competitividade são primordiais para o sucesso de um campeonato esportivo. Estudei direito esportivo aqui nos EUA e aprendi muito sobre o esporte americano. E a liga mais rentável do mundo, a NFL, tem esse sucesso porque a grande maioria das receitas é igualmente dividida. Dessa forma, uma cidade como Green Bay pode disputar de igual para igual contra Nova Iorque ou Chicago, por examplo. E por mais que exista um favorito, não existe zebra, pois o equilíbrio entre as equipes é impressionante. Infelizmente o Brasil optou pelo lado da polarização hoje vista na Espanha, a partir da quebra do Clube dos 13. Em muito pouco tempo, o Corinthians já fatura quase duas vezes mais do que o segundo colocado.

Diante dessa realidade, o Palmeiras não tem tempo para se apequenar ainda mais. Pelo contrário! O clube tem que se posicionar como um dos grandes e se comportar como tal, do porteiro ao presidente. O caminho está no pensar grande, em almejar grandes negócios, grandes jogadores, grandes patrocinadores, em uma torcida que se renova e não para de crescer, em um clube que sempre disputa os títulos. O Palmeiras nao é e nunca foi um time de raça; sempre foi de técnica, de grande jogadores, de arte, de referência, de ponta.

Portanto, a sua administração tem que imediatamente resgatar o Palmeiras ao que ele sempre foi. Tudo bem, eu concordo que ganhar a Serie B seja o principal objetivo de 2013. Mas por que nao podemos fazer isso com grande jogadores, com grandes bilheterias, dando espetáculo, e consolidando o nosso renascimento para a conquista do século XXI como fizemos no século XX?

Saudaçoes palmeirenses!


--------------------
Eduardo Luiz
www.forumptd.com
www.palmeirastododia.com
www.twitter.com/palmeirasptd
www.facebook.com/palmeirastododia


Compromisso com o Palmeiras, não com nomes    :http://www.forumptd.com/index.php?showtopic=91012

Nenhum comentário:

Postar um comentário