terça-feira, 21 de maio de 2013

O que o acaso, a sorte e nossas ações fazem pelo nosso sucesso


Esse tema é muito comentado por diversos pensadores e escritores, sucesso é ter êxito em alguma coisa, é sinônimo de realização, vitórias e conquistas. Na realidade o sucesso está muito relacionado com as crenças e valores pessoais que cada um de nós traz dentro de si.
A verdade é que não existe receita pronta, fórmula mágica para atingir o sucesso. Para muitas pessoas, o sucesso nunca chegará, simplesmente pela falta de clareza no tema. Primeiramente, é necessário definirmos o que é sucesso? Qual é a nossa percepção sobre o tema? O que ele representa em nossas vidas?
O sucesso é pessoal e intransferível. O que para alguns é um grande sucesso, para outros não passa de algo trivial, simples e comum. Muitos acreditam que o sucesso é apenas ter posses e riquezas, em fim, não está errado pensar assim, pois cada um tem a sua percepção. Portanto, sucesso é algo tangível quando entendemos o seu verdadeiro valor.
Há quem acredite que para vencer na vida é necessário ter sorte, casar com alguém rico ou até mesmo participar de fraudes e atividades ilícitas. Que a vida é difícil mesmo, que vencer é coisa de filme, essas pessoas não acreditam que o sucesso decorre do trabalho, que o mesmo começa pela busca de conhecimento, muito estudo, foco, esforço e dedicação.
Em relação à sorte, segundo Letterman, “Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”. É estar no lugar certo, na hora certa, é necessário acima de tudo competência, ou seja, devemos estar preparados para a sorte.
Muitos querem pegar o elevador do sucesso para chegar mais rápido ao topo. Eu, particularmente, prefiro usar a escada, subir degrau por degrau sem atropelar as etapas. Nunca se esqueça de utilizar as escadas, evite atalhos na sua vida. Quando se trata de carreira profissional e negócios, não se iluda, não tenha pressa. Para atingir o tão sonhado sucesso você vai ter que suar muito, não existe facilidade, algumas coisas exigem tempo para acontecer, o sucesso demora e dá muito trabalho.
A paciência e persistência são virtudes indispensáveis para os empreendedores e profissionais de sucesso. Não seja ansioso, tudo acontece ao seu tempo, não tenha pressa para ganhar dinheiro, não tenha pressa para ser promovido. A pressa acaba com a serenidade, faz a pessoa tomar decisões equivocadas, atrapalha a razão.
A lei da semeadura diz que você colhe aquilo que plantar, primeiro trabalhe, não importa qual é a sua profissão, faça sempre o seu melhor, as realizações geram reconhecimento, o retorno financeiro nada mais é do que a consequência daquilo que você plantou.
O sucesso profissional alavanca o sucesso financeiro. Mas nunca se esqueça das outras áreas da sua vida, valorize o que realmente importa, valorize as pessoas a sua volta, compartilhe as pequenas e grandes conquistas com a sua equipe, amigos e família. A sua vida continua sendo a maior empresa do mundo, sucesso pessoal e reputação andam juntos.
Portanto, sem equilíbrio não existe sucesso verdadeiro. O sucesso dever ser equalizado em todas as áreas da sua vida. Encerro o presente artigo com o seguinte pensamento: “Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência.” Autor: Albert Einstein. 
Por Luís Roberto Viega, empreendedor, Professor Universitário e Consultor de TI.    Francisco Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário