quarta-feira, 1 de maio de 2013

19 Anos de saudades



Á exatos 19 anos um herói da velocidade nos deixava com um nó na garganta, Homem que nunca vi pessoalmente mais que a cada domingo me fazia expor minhas expectativas de alegria e uma vitória onde o mais lindo era ver seu punho erguido e levando ão mundo o orgulho de ser Brasileiro mostrando o respeito da nossa pátria com as cores da nossa BANDEIRA onde o esporte era uma alegria sem os jogos de interesse e tendenciosos.Onde fazia com que um ídolo representasse de fato uma nação .Obrigado Aírton Sena da Silva ou Aírton Sena da Chuva.Você continua sendo eterno em nossas memórias.

um pouco da trajetória deste grande Homem que encantou e eternizou este país


Ayrton Senna (Piloto brasileiro) 21/3/1960, São Paulo (SP) - 1/5/1994, Ímola, Itália. Filho de um empresário do ramo metalúrgico, Ayrton Senna da Silva desde cedo interessou-se por carros de corrida. Aos quatro anos, ganhou de presente um pequeno kart de 1 HP, com o qual começou a brincar no pátio da empresa de seu pai. Três anos depois, passou a treinar no kartódromo de Interlagos, em São Paulo.


Com oito anos, Ayrton Senna correu pela primeira vez num kart profissional, competindo com adultos. Em 1974, foi campeão paulista na categoria júnior, conquistando o título de campeão brasileiro na mesma categoria no ano seguinte. Conquistou diversos títulos no kart, chegando a campeão sul-americano, e foi duas vezes vice-campeão mundial, em 1979 e 1980. Em novembro desse ano, Ayrton Senna fez testes para ingressar na equipe Van Dieman, de Fórmula 1600, na Inglaterra. Participou de diversas competições, obtendo várias vitórias. No ano seguinte, por um breve intervalo, voltou ao Brasil, disposto a assumir os negócios na empresa de seu pai, mas logo retornou à Inglaterra.

Em 1982, Senna disputou o Campeonato Europeu 1600. Nesse mesmo ano, transferiu-se para a Fórmula Fiat 2000. A entrada de Ayrton Senna na Fórmula 1 começou em 1983, quando disputou a Fórmula 3 na Inglaterra. Bem-sucedido nessa temporada, obteve propostas para competir na McLaren e na Williams. Acabou escolhendo uma equipe pequena, a Toleman. Em 1985, Senna passou a competir pela Lotus, uma equipe de tamanho médio com a qual preparou o salto que daria em sua carreira. Na Lotus, disputou 48 grandes prêmios entre 1985 e 1987, vencendo seis vezes. Passou a competir com pilotos consagrados, como Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet.

Senna acertou sua entrada na McLaren Honda em 1987. Com tecnologia de ponta, a McLaren associava aerodinâmica e potência. Com ela, Ayrton Senna foi campeão mundial em 1988. Foi vice, em 1989 e novamente campeão nos anos de 1990 e 1991. Nessa época, a inimizade entre Senna e o também piloto da McLaren Alain Prost tornou-se pública.


O ano de 1992 marcou a decadência da equipe da Honda. Senna teve problemas em várias provas e acabou a temporada em quarto lugar. No ano seguinte, Senna despediu-se da McLaren, completando uma prova pela última vez, em Adelaide, na Austrália. O campeão mundial transferiu-se para a Williams em 1994, numa transação de 20 milhões de dólares.

No dia 1o de maio Senna liderava a prova no circuito de Ímola, na Itália, quando saiu da pista na curva Tamburello e bateu no muro de proteção a 300 km/h. Foi socorrido na pista. Quando a equipe médica chegou, porém, o piloto já estava em coma. No dia 4 de maio de 1994, seu corpo chegou ao Brasil. Consternada, a população de São Paulo assistiu ao cortejo fúnebre que foi do aeroporto à Assembléia Legislativa. Coberto com uma bandeira do Brasil, o corpo do campeão foi velado por milhares de pessoas, recebendo honras de Chefe de Estado. Em dez anos de Fórmula 1, Ayrton Senna disputou 161 corridas, venceu 41 e conquistou 62 pole positions (primeira posição de largada). O impacto de sua morte ainda hoje entristece os brasileiros.


                                                                                                             Vitórias na F1




1985 – Equipe Lotus 21/04 – GP de Portugal, circuito do Estoril 15/09 – GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps 1986 – Equipe Lotus 13/04 – GP da Espanha, circuito de Jerez de la Frontera 22/06 – GP dos EUA, circuito de Detroit 1987 – Equipe Lotus 31/05 – GP de Mônaco, circuito de Monte Carlo 21/06 – GP dos EUA, circuito de Detroit 1988 – Equipe McLaren 01/05 – GP de San Marino, circuito de Ímola 12/06 – GP do Canadá, circuito Gilles Villeneuve 19/06 – GP dos EUA, circuito de Detroit 10/07 – GP da Inglaterra, circuito de Silverstone 24/07 – GP da Alemanha, circuito de Hockenheim 07/08 – GP da Hungria, circuito de Hungaroring 28/08 – GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps 30/10 – GP do Japão, circuito de Suzuka 1989 – Equipe McLaren 23/04 – GP de San Marino, circuito de Ímola 07/05 – GP de Mônaco, circuito de Monte Carlo 28/05 – GP do México, circuito Hermanos Rodriguez 30/07 – GP da Alemanha, circuito de Hockenheim 27/08 – GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps 01/10 – GP da Espanha,circuito de Jerez de la Frontera



Alguns resultados antes da F1


1973 - 01/jul - Primeira corrida de kart - circuito de Interlagos 1978 - Campeão Sul-Americano de kart 1978 - Campeão Brasileiro de kart 1979 - 18 a 23/set - Mundial de Kart em Estoril/Portugal - 2º colocado 1980 - Campeão Brasileiro de kart 1981 - Formula Ford 1600 - Equipe Van Diemen (dois campeonatos: P&O Ferries (PO) e Townsend Thoresen (TT)) 08/03 - TT - Thruxton - 3º 15/03 - TT - Brands Hatch - 1º 22/03 - TT - Mallory - 2º (pole) 05/04 - TT - Mallory - 2º


Senna (www.portalbrasil.net)







Nenhum comentário:

Postar um comentário