quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Irritação no ambiente de trabalho é muito prejudicial tanto para os profissionais quanto para a organização



Seja qual for o cargo ou a função que uma pessoa exerça em uma empresa ou qualquer tipo de organização, muito provavelmente tenha assistido ou passado por situações desagradáveis relacionadas com a atividade desempenhada. Nesses momentos, é necessário ter muito controle e ser bem preparado ou preparada psicologicamente para não ter mais problemas ainda. É muito importante saber lidar de forma adequada em situações adversas que encontramos tanto no trabalho quanto fora dele, seja na escola, na faculdade, entre os amigos ou em qualquer outra circunstância. Em qualquer situação, a conseqüência é a pessoa ficar irritada, o que, se não houver um auto controle poderá causar problemas muito sérios.
Mas é no trabalho que esse problema é mais estudado e analisado, existindo, inclusive, vários estudos que tratam diretamente dessa questão e tentam resolver, mostrar meios de como se sair melhor, evitando mais complicações. Especialistas tem analisado alguns fatores que mais podem contribuir para deixar um profissional irritado. Entre esses fatores, estão o fato das pessoas na maioria das vezes não se responsabilizarem por suas atitudes e decisões. Além desses casos, existem aqueles que reclamam muito, às vezes por coisas banais. Além disso, existem aquelas reuniões longas e as pessoas que não respondem os e-mails e não dão respostas solicitadas.
De acordo com especialistas da área de recursos humanos, é importante que o profissional que se sente prejudicado desenvolva um comportamento assertivo, onde aprenda a defender seu espaço e se posicionar de maneira clara e transparente para resolver as questões difíceis. O difícil é seguir isso a risca quando existem pessoas que nos deixam irritados com atitudes totalmente diferente de algo parecido com cordialidade e solidariedade. Infelizmente, isso anda muito longe na maioria dos departamentos das grandes corporações.
Muitas vezes a irritabilidade dos profissionais não está necessariamente relacionada com atos ou ações dos colegas, mas por fatores da própria organização. Por exemplo, alguns estudos têm indicado que boa parte da irritação dos empregados vêem da falta de comunicação na empresa,  computadores antigos e muito lentos, falta de limpeza, falta de diálogo com a chefia ou os superiores, entre outros fatores parecidos com esses.
Evidentemente que existem muitas situações em que uns colegas deixam outros muito irritados, o que pode ser mais grave e perigoso do que nos casos mencionados no parágrafo acima porque envolvem relações pessoais e podem resultar em desfechos mais sérios se não houver controle sobre isso. As pessoas devem ter um maior senso de autocrítica e discernimento para contribuir com um bom clima de trabalho e evitar qualquer tipo de desentendimentos.
Os profissionais deveriam tratar os relacionamentos profissionais com muito mais seriedade do que muitos tratam. Talvez isso seja próprio do ser humano, mas o ato de fofocar, falar da vida colega geralmente de forma pejorativa é uma das causas que mais levam as pessoas ficarem irritadas. Também pessoas mal-humoradas são uma das principais fontes de irritação no ambiente de trabalho.
Seja qual for o tipo de irritação no trabalho, é importante que os motivos ou os fatores sejam diminuídos ou exterminados porque as conseqüências da irritação são sérias e imprevisíveis. Ter um ambiente de trabalho saudável é muito importante tanto em termos de produtividade e lucratividade da organização no longo prazo quanto para as vidas dos próprios profissionais. Então, todos devem contribuir para que o trabalho seja um lugar alegre, divertido, onde a simpatia e o respeito estejam sempre presentes.

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