quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Corinthians distorce realidade de aeroporto de Oruro


Por Antônio Strini, do ESPN.com.br
Divulgação
Parte externa do aeroporto de Oruro
Parte externa do aeroporto de Oruro
Atualizada *

Na última terça-feira, o diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, disparou diversas críticas ao aeroporto de Oruro, na Bolívia, palco do duelo diante do San Jose, pela Libertadores, na semana passada. O dirigente mostrou imagens da situação do local e revelou que o clube enviou imagens à Conmebol provando que a cidade não teria condições de receber um jogo do torneio.

"A Conmebol nos respondeu dizendo que o aeroporto ia ser reinaugurado no dia 11 de fevereiro, e ele, de fato, oi inaugurado. As condições precárias ou nenhuma, porque para ficar precário tem que melhorar muito, gastar muito nisso", ironizou o dirigente alvinegro.
Reprodução TV
Corinthians - foto aeroporto
Foto mostrada pelo Corinthians com instalações antigas
As fotos reveladas pelo Corinthians, porém, mostram áreas que não são das novas instalações.

O aeroporto Juan Mendoza y Nernuldes (agora chamado de Evo Moráles, o que revoltou os moradores de Oruro) foi reinaugurado em 8 de fevereiro após 36 meses de obras que custaram 19 milhões de dólares com grande festa e muita coisa nova.

Jornal La Patria
Saguão de embarque do Aeroporto Internacional de Oruro
Saguão de embarque do Aeroporto Internacional de Oruro
O local comporta o embarque e desembarque de aviões de pequeno, médio e grande porte, como Boeing 737.

Os voos de Oruro partem e chegam - todos lotados - de Cochabamba, Santa Cruz de la Sierra e La Paz. A delegação corintiana, por exemplo, ficou em Cochabamba como base e viajou de fretado até a cidade a mais de 3.700m de altitude poucas horas antes de jogo da semana passada. E o local obedece às normas da Direção de Aviação Civil Internacional.
Divulgação
Parte do saguão de entrada do agora aeroporto Evo Moráles
Saguão de entrada do agora aeroporto Evo Moráles
 Em fotos divulgadas em sua página no Facebook, o Aeroporto Internacional de Oruro mostra fotos de que como ficou o local depois das reformas realizadas.

Segundo Roberto de Andrade, o local “tinha esgoto a céu aberto, cachorro atravessando a pista, sem condições nenhuma. Quando fizéssemos o ofício reclamando do aeroporto (no final de janeiro), nós queríamos que o jogo fosse em outro lugar. Tudo o que começa errado tem grandes chances de acabar errado. Sabemos que o regulamento tem validade até a página 2. Se levássemos ao pé da letra, não teríamos jogado lá por causa do aeroporto.”

Durante o duelo, um torcedor do Corinthians atirou acidentalmente um sinalizador naval na direção da torcida do Oruro e acertou a cabeça do jovem Kevin Beltrán, de 14 anos, que morreu quase na hora. 12 torcedores do Corinthians foram presos logo após o jogo, sendo que dois deles são acusados de participação direta no incidente fatal.

Um adolescente que já está no Brasil assumiu a culpa pelo disparo.

* Inicialmente, a matéria foi publicada com a informação que as fotos publicadas pelo Corinthians não eram atuais. Elas são sim da semana passada, mas não mostram o novo terminal do aeroporto de Oruro.
Divulgação
Obras de modernização custaram US$ 19 milhões
Obras de modernização custaram US$ 19 milhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário