terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os problemas na logística afetam negativamente os resultados da fabulosa produção agrícola no Brasil


                                                               Agora o Brasil tem a maior safra da sua História graças a dinâmica que o campo experimentou nas últimas décadas onde pesquisas, investimentos, inovações e treinamentos constituíram a tônica desse setor da economia brasileira que não para de crescer. Nessa safra que está sendo colhida atualmente são apresentados números que são dignos de uma potência como é o mercado agrícola brasileiro. Há a previsão de serem colhidas 185 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas, configurando um aumento de 11% com relação à safra anterior. O Brasil transformou-se no maior produtor de soja (com 84 milhões de toneladas) do mundo e no maior exportador mundial desse produto (41 milhões de toneladas). Além disso, o Brasil é o maior exportador mundial de milho, com 25 milhões de toneladas.
Esse dois produtos tiveram um aumento significativo na pauta de nossas exportações,  nada menos que 36% a mais do que na safra do ano passado. Infelizmente, a maior parte da produção desses itens está concentrada nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Bahia. São áreas bem distantes dos portos, entre 1.000 e 2.300 quilômetros. Essa é uma das nossas maiores dificuldades: a distância no transporte e a carência em muitas áreas em nossa logística. Ao acrescentarmos as exportações de mais de 25 milhões de toneladas de açúcar e a importação de quase vinte milhões de toneladas de matérias-primas para fertilizantes, teremos seriíssimos problemas a enfrentar.
Já se observa de forma clara o resultado da falta de um sistema de transporte adequado para suprir toda a demanda de logística em nosso país. As filas de navios para atracar nos Portos de Santos e de Paranaguá aumentaram muito com relação ao que ocorria há um ou dois anos. O custo médio de um navio parado esperando carga é de US$ 30 mil por dia. Além disso, os custos aumentam muito mais com as estradas péssimas ou um número excessivo de pedágios tornando os transporte do produto até o consumidor final extremamente alto.
Ao mesmo tempo, com o objetivo de “humanizar” o trabalho dos motoristas, foi aprovada a Lei 12.619, que restringe a jornada de trabalho dos caminhoneiros e o tempo de condução dos veículos, diminuiu o número de carretas e caminhões nas estradas do País. Segundo alguns estudos, os fretes de cargas já subiram entre 25% e 50% não somente por causa da lei, mas em razão de diversos outros motivos. Espera-se que com a aprovação da Medida Provisória n.º 595, MP dos Portos, melhore a eficiência nos portos brasileiros além de diminuir os custos.
Não adianta ser eficiente somente na produção, é preciso que o transporte e o embarque, no caso das mercadorias exportadas, tão seja eficiente. O desperdício no transporte em razão das deficiências na logística constitui em uma das maiores preocupações dos empresários e do governo. É preciso agir para não continu

Nenhum comentário:

Postar um comentário