sábado, 23 de fevereiro de 2013

ESTÃO LEGALIZANDO O DIREITO DE MATAR?


Os torcedores sempre costumam fazer um escarcéu quando uma torcida, do time contrário ao seu, comete algum grande delito. Como se houvesse uma escala que classificasse os delitos, aquele que cometeu o de menor estrago está sempre atacando o que cometeu o de maior proporção.
A imprensa também faz o mesmo. Passa a mão na cabeça da torcida do time de preferência da maioria dos seus “profissionais” e pede punição para a torcida dos times rivais.  E assim vamos nós nessa Terra Brasilis…
Uma hora, um torcedor morre aqui; em outra, por emboscada, outro torcedor morre ali… notas de um carnaval são roubadas e rasgadas aqui, um carro alegórico é incendiado ali… Os motivos são sempre os mesmos:  rivalidade – bastante acirrada pela mídia esportiva, diga-se de passagem -, violência, estupidez,  incapacidade das pessoas de lidar com as frustrações; brigas entre torcidas, muitas vezes com hora e data marcada;  bandidagem pura e simples, uma tonelada de safadeza e, principalmente, IMPUNIDADE.
Mas como explicar a morte de Kevin Douglas Beltrán Espada, um garoto boliviano, de 14 anos, que não estava brigando com ninguém, que não era bandido; que não estava envenenado pelas matérias jocosas da imprensa sobre o seu time de coração, que não marcou hora para se confrontar com torcedores rivais, que não se sentia frustrado e, muito pelo contrário, estava feliz por ver o seu time disputando uma Libertadores?
Como explicar que esse garoto tenha ido ao estádio com o coração em festa e, atingido por um sinalizador disparado pela torcida rival, agora ele “volte pra casa” com um coração que já não bate mais?
Não é mais o caso de ser a torcida do time “X” ou do time “Y”… Um torcedor foi morto, POR NADA, dentro do estádio, por integrantes da torcida adversária, enquanto assistia ao jogo do seu time de coração… Isso é um absurdo! As punições têm que ser severas! O clube mandante deve, no mínimo, ter o estádio interditado (mas a partida nem suspensa foi); o clube do torcedor que matou o outro, deve ser excluído das competições da Conmebol por um bom tempo, e um dos ‘bonitos’ que ficam fazendo sinal de positivo lá na cadeia da Bolívia,  o que foi o autor da “façanha”, tem pegar muitos anos de cana. Qual é o problema de se fazer a coisa certa? Porque essa liberação pra matar impunemente que dão pra alguns? De acordo com a polícia local, o sinalizador que matou o garoto teria partido da área destinada aos corintianos. E, parece que a polícia está certa no que diz:
Então, o fato que se tem é: torcedores corintianos, e poderiam ser do clube que fosse, integrantes de uma torcida de um clube brasileiro – a realidade é essa – ,  sem motivo algum, tiraram a vida de um garoto e mandaram um outro torcedor para o hospital. Na melhor das hipóteses, a intenção de quem atira um morteiro na direção da torcida adversária é a de ferir alguém. E uma vida ser ceifada, dessa maneira tão estúpida, é muito mais do que “uma coisa chata” como disseram na Globo, é muito maior do que “tirar o brilho da festa” como alguns veículos disseram, é impossível de ser comparada a um título, como fez o Tite, ao dizer que trocaria o título mundial pela vida do garoto. Por mais triste que ele possa estar, uma declaração como essa é podre, é repulsiva. Será que ele acredita mesmo que uma conquista profissional possa ser comparada ao valor de uma vida? A vida de um filho dele vale assim tão pouco? Custo a acreditar que ele seja tão imbecil. Se não tinha o que dizer, que ficasse calado. Como mãe , eu me senti atingida, ofendida. Será que se fosse o filho do Tite ele se sentiria confortado com uma declaração estúpida e insensível como essa?
Depois da confirmação da morte do torcedor, o que mais se lia nos portais, o que mais se ouvia dos dirigentes corintianos e da imprensa brasileira era a palavra “fatalidade”…  Oras, fatalidade seria se o morteiro tivesse atingido o menino por conta própria. A partir do momento que alguém fez uso desse morteiro como se fosse uma arma, e, por consequência alguém morreu, a tal fatalidade passa a se chamar crime! E não é possível que, mais uma vez, a imprensa queira conduzir a opinião pública a achar que um crime tenha sido apenas uma coisa chata, que tirou o brilho da festa, que foi uma fatalidade, e que basta o Tite ter dito que trocaria o título pela vida do garoto que está tudo bem, todo mundo será perdoado e ninguém será punido. A gente faz que nada aconteceu, o clube do torcedor agressor ajuda a família do menino e os bolivianos que chorem lá o seu morto. Não! Os responsáveis devem ser punidos! Essa coisa de torcedor matar o outro, agora até mesmo sem motivo algum, precisa acabar de uma vez por todas!
Eu sempre falo aqui que a imprensa adora minimizar as coisas erradas de alguns clubes e aumentar as de outros… E fazer isso num caso como esse é imoral! Todos que cometem delitos devem ser punidos. Igualmente. Sejam torcedores de que time for.
Mas na Band, muito embora o clube brasileiro tenha dito que foi muito bem recebido na Bolívia, o tal de Dr Osmar, disse que isso (a morte) era previsto, uma vez que o time visitante (para o qual ele torce) treinou sob pedradas. Seguindo a lógica de torcedor do  tal Dr. Osmar, o “olho-por-olho’ está valendo, e é legal. Uma declaração como essa, com a intenção que ela carrega, não cabe nem na boca de um torcedor, quanto mais na de alguém que trabalha à serviço da informação, que tem influência na formação da opinião de milhares de pessoas.
E a notícia correu fronteiras…
O “La Razón”, da Bolívia, destacou a tensão dos torcedores que estavam próximos ao garoto atingido, relatando que estavam “surpreendidos e assustados”, e que “não ocultaram sua dor e saíram chorando do estádio”.
O ‘La Razón’ revela ainda que após o incidente, os torcedores do time de Oruro gritavam pelo fim da partida e pediam ajuda aos fãs do Corinthians presentes ao estádio, o que não aconteceu.
“Perderam todos”, diz o Diário Olé, da Argentina.
No Uruguai, o “Ovación” criticou a decisão do árbitro de não suspender a partida após o acontecimento. “Incrivelmente, apesar do ocorrido, o árbitro equatoriano Carlos Vera não suspendeu o jogo”, diz o jornal.
O “L’Équipe”, da França, aponta um “Drama na Bolívia”. O diário francês cita a prisão dos doze corintianos após a morte do garoto.
O “ Diário Deportes” diz que a partida foi “embaçada pela morte de um garoto boliviano, provocada pelo lançamento de um artefato pelos torcedores brasileiros”.
O jornal inglês, “Guardian”, destaca que “torcedores corintianos foram responsabilizados” pela morte de Kevin Douglas Beltran Espada.
Em compensação aqui no Brasil, o Estadão teve a coragem de publicar uma matéria assim: “Corinthians sobrevive nas montanhas”. O que dizer de um jornalista que redige algo assim, depois da morte de um torcedor?
E aí, a entidade, sem credibilidade alguma, que cuida do futebol sulamericano, se manifesta assim:
Futebol-da-vergonha
O clube será julgado por gente da Conmebol, e gente da Conmebol já garante que a chance de exclusão do torneio é nula. Aí a gente se pergunta: A chance é nula porque vai ser julgado por pessoas da Conmebol, ou vai ser julgado por pessoas da Conmebol, porque o dirigente já antecipou/deu recado que as chances são nulas?
Fiquei sabendo dos acontecimentos, e os acompanhei através do twitter de vários jornalistas. Um deles, Gabriel Dudziak,  é também repórter e redator da Rádio CBN. Ele se mantinha em contato com Guido Orneles, que estava em Oruro e ia tweetando as informações que chegavam de lá.:
A polícia boliviana diz que os morteiros partiram da torcida do Corinthians.
Coronel da polícia boliviana diz que são nove brasileiros presos em Oruro: 8 homens e uma mulher.
Ele tb disse que apreenderam com os presos artefatos semelhantes ao que foram disparados contra o garoto.
@mayrasiqueira @_gabrieldud @impedimento Kevin Beltrán. Nome no menino morto pelas bombas atiradas #GaviõesdaFiel. Ojo@MillosFCoficial
Corintianos foram presos em Oruro. A polícia diz que o morteiro saiu da torcida do Corinthians. Isso tb é oficial segundo a polícia
@guidorneles que está na Bolívia confirmou com a polícia de Oruro.Um jovem de 24 e ñ de 14 anos morreu atingido por um morteiro corintiano
Jornalista boliviano RT @avircato: Un niño herido por petardo lanzado por hinchas de Corinthians tras el gol de Guerrero a San Josè en Oruro
Direto de Oruro @guidorneles confirma que um torcedor adolescente morreu no estádio, por conta dos fogos atirados pela torcida corintiana
Rojão que atingiu Kevin veio das tribunas, a informação confirmada pela policia local é de que veio da torcida corintiana. Já há presos
Segundo o coronel entrevistado pela Fox, foram 9 presos, carregando artefatos semelhantes ao que vitimaram o garoto Kevin
Ele tb disse que apreenderam com os presos artefatos semelhantes ao que foram disparados contra o garoto.
Na mesma noite, alguns jornalistas reclamavam que o assunto tenha passado a ser uma coisa clubística – quando todo mundo se revoltou com o que houve em Santa Maria-RS, o motivo era justo, agora, dizem que é disputa clubística. Mas, muitos profissionais  de imprensa que defenderam com tanta veemência a punição ao Santos, pelas moedas jogadas no Ganso (precisava provar quem foi que jogou moedas no Ganso, para que o Santos fosse punido?), agora se omitem e procuram brechas para isentar o clube dos torcedores agressores, para atenuar o crime cometido em Oruro.  As notícias dizem que o clube brasileiro não teme ser punido”;  ”que já espera ser absolvido e espera também que o San Jose seja punido”. Querer punição para o San Jose é muita cara-de-pau! Não demora muito, o garoto morto vai acabar sendo culpado de ter morrido, de ter entrado na frente do morteiro atirado em cima dele… Ontem, na Band, Renata Fan, Denílson e Tite quase convenceram os telespectadores disso.
Fiquei chocada com o acontecido, com a morte do garoto, e mais chocada ainda, eu fiquei com a reação do clube brasileiro e de parte da imprensa esportiva, com os valores éticos e morais que morreram também. E fiquei me perguntando: Por quê algumas pessoas agem assim, com dois tipos de senso moral, e sem nenhuma justiça ou humanidade? A resposta talvez seja essa:
De acordo com nova regulamentação da Conmebol, o Corinthians pode ser até excluído do torneio caso seja comprovado o envolvimento de seus torcedores na confusão no estádio Jesús Bermudez.
codigo-disciplinar
O regulamento diz que o clube deve ser punido. E a gente já percebe que o clube, com a mídia o ajudando, está saindo por todas as tangentes, achando um caminho que justifique escapar. E a gente se pergunta: Pra que existe o regulamento se não for para ser cumprido? Além do mais, quando ele tem que ser cumprido por uns e pode ser descumprido por outros, não podemos mais chamar de bagunça o que acontece na Conmebol, e sim de sacanagem.
E eu quero entender, se a torcida não é extensão do clube, como diz o presidente do clube passível de ser excluído da competição, como é que o  Palmeiras foi punido e perdeu um monte de mandos de campo, pelo que fez a sua torcida, que não matou ninguém, no Pacaembu? Como é que o Santos foi punido por moedas jogadas em campo pelos seus torcedores? Será que é exclusividade de uma única torcida não ser extensão do clube, quando isso significa que clube e torcida sejam punidos? Não tem como fazer com que haja uma punição criminal e nenhuma punição esportiva.
Mas a Conmebol, que não fez niente no caso dos jogadores do Tigres, agredidos nos vestiários pelos seguranças do São Paulo, já anunciou a medida preventiva: O Corinthians jogará com portões fechados e não terá ingressos quando for visitante. A medida, que tem um prazo máximo de 60 dias (até que haja uma decisão final), poderá ser revertida ou então, agravada.
E eu fico aqui tentando imaginar qual situação é mais grave do que a que tem uma morte por violência gratuita? Qual situação seria passível de se ter as penas de: exclusão da competição, rebaixamento, perda de pontos… Jogar com portões fechados é uma das mais brandas, só perdendo para “advertência” e “repreensão”…
E pensar que a Inglaterra, por causa do vandalismo dos hooligans, puniu dois de seus clubes, banindo-os das competições europeias por cinco anos (!!), enquanto no Brasil time, TV, imprensa quase que em sua totalidade, mascaram o crime e tentam fazê-lo parecer fatalidade.
Mas lá na Inglaterra é primeiro mundo, não é mesmo?  E na América do Sul nós somos um amontoado de países de terceiro mundo, cujo futebol é cuidado por entidades igualmente de terceiro mundo, e noticiado por muitos profissionais de imprensa de terceiro mundo..
Com um imenso histórico de impunidade, e sem credibilidade alguma, não se pode esperar nada da Conmebol  - não se pode esperar nada da CBF também. E é por isso, que, mais uma vez,  vão “passar a mão na cabeça” de todo mundo,  e, não demora muito, serão todos inocentados.
O grande culpado mesmo, foi Kevin, o garotinho boliviano, que do alto de seus quatorze anos, cheios de vida, resolveu se colocar no caminho do morteiro disparado pelo torcedor rival e, com isso, fez a coisa ficar chata e tirou o brilho da festa…
E esse garoto poderia ser meu filho, poderia ser seu, ou de qualquer um de nós…

Nenhum comentário:

Postar um comentário