segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A educação deve formar excelentes profissionais, mas também deve formar pessoas de caráter e que sempre respeitem os direitos das outras pessoas


                                              A educação, ou processo de aprendizagem formal de qualquer pessoa,é algo que nunca deve ser questionado, posto em dúvida ou postergado por qualquer motivo que se possa imaginar. Ter pessoas com boa formação ajuda ter uma sociedade mais consciente, crítica, seletiva e muito mais produtiva. Evidentemente que a educação por si só não faz nenhuma nação rica e próspera, mas é uma das condições fundamentais para se ter um país desenvolvido. Aprender, se desenvolver, pesquisar, estudar, buscar algo novo, tentar fazer o melhor são iniciativas que podem levar qualquer pessoa para a prosperidade. 
Muita gente diz: “não sei para que fazer faculdade”, embora várias dessas pessoas tenham nível superior, a maioria dos que fazem afirmações desse tipo tem baixo nível de escolaridade, e apontavam fatos específicos de baixo desempenho protagonizado por algum profissional com nível universitário.  A partir desses fatos generalizavam de forma acintosa, questionando o benefício de anos na faculdade, com todos os custos que isso representa e que na maioria das vezes não resultado no que se esperava.
É claro que existem exemplos de pessoas proeminentes que fazem parte da história de nosso país que lograram obter tremendo sucesso nas mais diferentes atividades sem que tenha estudado muito, sem ter feito nenhuma faculdade. Pessoas que já faleceram ou que ainda estão vivas conseguiram ter prosperidade na política, no esporte, nos negócios, na arte, etc. sem possuir nenhum diploma superior. No Brasil, existem aos montes pessoas com essas características que não dependeram de nenhum curso superior para fazer sucesso na vida profissional e nem para gerar riqueza. 
No entanto, não devemos nos levar por esses afortunados que conseguiram o que queriam, ou até mesmo muito mais do que imaginavam conseguir
algum dia. No geral, ter conhecimento faz toda diferença em qualquer ramo de atividade. Um empresário pode ter aprendido muitas coisas na prática do cotidiano, mas dependerá dos conhecimentos do engenheiro, do analista de sistema, do programador, do advogado, do administrador, do economista, do contador e de muitos outros profissionais que aprenderam nos bancos das faculdades e de cursos de especialização, mestrados, doutorado, etc. 
Esses e muitos outros profissionais constituem a força intelectual que move a economia, traz o progresso e o desenvolvimento do País. Devemos promover o empreendedorismo e proporcionar todas as condições para quem deseja empreender, investir e abrir um negócio próprio, mas também devemos ter em mente que os investimentos em formação profissional devem ser sempre uma das prioridades. A educação não deve ser somente educação por educação, mas a busca pela excelência de todos os profissionais formados no País e também pela formação de cidadãos responsáveis por respeitar sempre os direitos dos outros e que esteja sempre a postos para reivindicar os seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário