quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Açailândia está entre os 15 municípios mais vulneráveis à violência juvenil


São Luís, MA - A cidade de Açailândia-MA (559 km de São Luís) está entre os 15 municípios com os maiores índices de vulnerabilidade juvenil à violência (IVJ-Violência), segundo levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.
O estudo, divulgado nesta terça-feira (19), analisou todos os municípios brasileiros que, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, possuíam mais de 100 mil habitantes, totalizando 283 cidades e considerou as taxas de violência a que os jovens de 12 a 29 anos de idade estão expostos. Entram no cálculo homicídios e mortalidade no trânsito, pobreza, desigualdade socioeconômica, frequência dos jovens nas escolas e o acesso ao mercado de trabalho. 
O índice é medido em uma escala que varia de 0 (melhor resultado possível) a 1 (pior resultado possível) e classifica em primeiro lugar as cidades mais vulneráveis à violência. Assim, a pontuação mais elevada representa maior vulnerabilidade do município. 
O município de Açailândia aparece na 14ª posição com IVJ-Violência de 0,413, o que representa uma condição de vulnerabilidade considerada de nível médio. Eunápolis, na Bahia, está no topo da lista, em primeiro lugar, com 0,480 de IVJ-Violência. Completam os três municípios com maiores índices de vulnerabilidade juvenil à violência, as cidades de Marabá, no Pará (0,465) e Arapiraca, em Alagoas (0,453). Os três municípios são considerados com condição de vulnerabilidade de nível alto. 
Capitais 
Entre as capitais, Maceió (AL) é a que apresenta maior vulnerabilidade juvenil à violência, ocupando a 12ª posição geral, enquanto São Paulo é capital de Estado do País onde os jovens são, proporcionalmente, menos vulneráveis à violência, ocupando a posição 221º entre as 283 cidades com mais de 100 mil habitantes. São Luís aparece também com baixo índice de vulnerabilidade entre as capitais, na posição 117ª, com IVJ-Violência de 0,303. 
Municípios maranhenses 
Açailândia - 14º lugar 
Caxias - 37º lugar 
Bacabal - 43º lugar 
Codó - 76º lugar 
Timon - 81º lugar 
Imperatriz - 96º lugar 
São Luís - 117º lugar 
Paço do Lumiar - 132º lugar 
São José de Ribamar - 133º lugar
Fonte: Gildean Farias O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário