sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O sucesso de um empreendedor depende muito de suas atitudes no seu cotidiano



As qualidades e características de empreendedor geralmente não vêem com o individuo quando ele nasce, mas são adquiridas no decorrer do seu cotidiano, das usas experiências e de suas habilidades que são desenvolvidas seja por meio de experiência profissional, pelos estudos formais ou por ambos. Especialistas costumam  destacar algumas atitudes de quem deseja empreender com sucesso. A autoconfiança é uma dessas virtudes consideradas as mais importantes entre as atitudes empreendedoras. São pessoas que focam em virtudes e não em defeitos. Com esse atributo, conseguem seguir mesmo com incertezas e dificuldades, que fazem parte de todo negócio. 
Outra atitude importante é ser otimista. O otimismo para enfrentar as situações também pode ajudar as pessoas a agirem como empreendedores, assim como a tomada de iniciativas. Quem é empreendedor se sente responsável pelo resultado final dos projetos em que está envolvido, o que faz uma enorme diferença na dedicação que a pessoa terá naquilo. 
É fundamental saber o que quer e onde se deseja chegar em seus empreendimentos. Para os especialistas, o verdadeiro empreendedor sabe não desviar do foco. Existem muitos empreendedores sem foco, mas quando escolhem um caminho vão até o fim. Não se pode deixar se confundir, um bom empresário como alguém determinado. 
Ao contrário da maioria das pessoas, que comemoram a chegada do fim de semana, o empreendedor deve ser alguém que sente prazer em trabalhar. Ele criou condições para fazer o que gosta, o que faz muita diferença na hora de obter resultados. A gente tem menos controle sobre esse pessoal, deixa-os mais livres. Essas pessoas criam, inovam e produzem valor. 
Pessoas empreendedoras conseguem reunir elementos para vender projetos adequadamente. Seja uma ideia diferente de tocar um projeto ou de mudar a forma das pessoas trabalharem, eles sempre encontram elementos para persuadir. Tem que fazer o que gosta e mostrar para os outros a vontade de que aquilo dê certo”. Assim, avalia o consultor, é possível convencer o mais exigente investidor a aplicar dinheiro no negócio ou o mais. 
Uma das mais importantes características de um bom empreendedor é a força de vontade de continuar mesmo com dificuldades. Muitas vezes é preciso levantar. Nem tudo dá certo o tempo todo. Diria até que há fases em que se erra mais do que se acerta. Para ele, os erros e dificuldades devem ser encarados como um aprendizado e não como um obstáculo definitivo. Os deslizes são coisas a serem superadas e representam uma oportunidade de aprender do jeito certo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário