sábado, 29 de dezembro de 2012

Tenha responsabilidade ao dirigir, respeite as regras estabelecidas na nova Lei Seca


Embora muitas pessoas sejam contra e até desrespeitam regras simples como a que determina que se beber não pode dirigir, a presidente da república acabou de sancionar uma lei sobre essa questão mais dura que a anterior. Na verdade, essa nova lei seca é válida já durante as festas de fim de ano, o que poderá inibir em muito as transgressões de muitos motoristas que acham que possuem o controle total mesmo após tomar alguma bebida alcoólica.  Infelizmente, seja em períodos festivos ou não, sempre observamos notícias  de acidentes graves muito deles, inclusive como morte, sendo que a  maioria causada por abusos e imprudência dos motoristas, como excesso de velocidade e, principalmente, embriaguez ao dirigir.
Essa nova lei seca engloba propostas de 24 projetos de lei que alteravam o Código Nacional de Trânsito, todos elas praticamente visavam a redução da verdadeira calamidade que se tornou o trânsito nas cidades e nas estradas brasileiras. Ela eleva as multas e cria novos meios de prova da embriaguez (ou uso de substâncias psicoativas) pelo motorista.
A lei anterior era muito boa, entretanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que os motoristas não são obrigados a fazer o teste do bafômetro, para não criar provas contra si, ela perdeu muito de sua utilidade porque muitas pessoas se negavam a passar pelo bafômetro, fazendo com que o poder de punição diminuísse significativamente. Em muitas situações, principalmente naquelas em que ocorria algum acidente grave e que o causador se negava a passar pelo aparelho de medição de dosagem alcoólico, muitas pessoas ficavam indignadas pela falta de punição dos motoristas embriagados.
No Congresso Nacional, vários parlamentares defendiam a tolerância zero para álcool e direção. No entanto, prevaleceu uma regra intermediária acomodando diversos projetos que tramitavam na Câmara num substitutivo, sem alterar os índices atuais de alcoolemia previstos no Código Brasileiro de Trânsito. Nessa nova lei, foram levados em conta e priorizados foram principalmente a criação de novos meios de prova, além do bafômetro, e mexei no bolso dos infratores, dobrando as multas.
A partir de agora, a comprovação da embriaguez poderá ocorrer por teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos em direito. Ao mesmo tempo, é garantido o direito à contraprova, podendo o condutor realizar o teste do bafômetro para sua própria defesa. O valor da multa para quem for pego dirigindo alcoolizado passa dos atuais R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Ele dobra caso o motorista tenha cometido essa mesma infração nos 12 meses anteriores.
Os números da violência no trânsito no Brasil são estarrecedores e extremamente preocupantes. Em 2010, foram 42.844 mortes, significa 117 mortes por dia, e mais de 500 mil feridos.  Em 2011, 11.277 jovens entre 21 e 29 anos morreram vítimas de acidentes no trânsito brasileiro.
As pessoas devem ser prudentes ao dirigirem. Independentemente da existência de leis que punam quem dirige após ingerir bebidas alcoólicas, cada cidadão ou cidadã deve medir o seu grau de responsabilidade, moralidade, ética e respeito a ela própria e aos outros e não dirija depois que tomou alguma dose de bebida com teor alcoólico. Viver bem e, principalmente, ter uma vida pode depender da decisão de dirigir somente se estiver totalmente sóbrio. Vamos respeitar as leis e a vida de cada pessoa, incluindo a nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário