quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Valor do IPVA está disponível nos bancos, diz Secretaria da Fazenda


A Secretaria Estadual da Fazenda ainda não divulgou para consulta os valores do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2013. A previsão era que a consulta estaria disponível há uma semana.
No entanto, segundo nota divulgada no site da pasta, os proprietários de veículos já podem conferir na rede bancária o valor do imposto que deverão pagar --o calendário de pagamentos começa a vencer no dia 11 de janeiro.
A secretaria afirma que os proprietários de veículos registrados em São Paulo já podem realizar o pagamento antecipado do imposto.
"Todos os bancos credenciados estão habilitados a efetuar o recolhimento à vista, com desconto de 3%, ou receber a primeira das três parcelas do imposto. O contribuinte tem o final de dezembro e o período até a data de vencimento da placa do veículo, em janeiro, para quitar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou pagar a primeira parcela do tributo", informa a Fazenda.
Para efetuar o pagamento, será necessário informar, no banco, o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). Além do pagamento presencial, é possível quitar o imposto nos caixas eletrônicos, pela internet ou em débito agendado.
O órgão deverá enviar, nos próximos dias, os avisos de vencimento do IPVA 2013 de cerca de 16 milhões de veículos. O documento será apenas um lembrete --e não um boleto ou guia de pagamento-- com informações sobre o valor do imposto.
Quem não receber o comunicado poderá acessar os dados pela internet, no site da Fazenda estadual, a partir de janeiro. A pasta afirma que é possível pagar o imposto mesmo sem ter recebido o aviso.
SEGURO OBRIGATÓRIO
O seguro obrigatório deverá ser recolhido de forma integral junto com o vencimento da primeira parcela do imposto ou junto com a cota única. A taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito também deverão ser quitadas.
"Caso o proprietário tenha necessidade de antecipar o licenciamento de 2013, a recomendação é que o prêmio do seguro DPVAT seja quitado em uma única parcela", informou a secretaria.
Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário