domingo, 30 de dezembro de 2012

Polícia começa a desocupar vilarejo de posseiros em terra indígena de MT


Policiais federais e da Força Nacional de Segurança deflagraram na manhã deste domingo (30) uma ação em Posto da Mata, distrito de Alto da Boa Vista (MT), onde posseiros de uma área indígena resistem a uma ordem judicial de desocupação.
Segundo moradores da área, os policiais detonaram bombas de efeito moral nas ruas, enquanto um helicóptero sobrevoava a região.
"Fizeram isso para nos intimidar", disse o comerciante Antonio Mesquita, 44, que mora há 20 anos no local com os pais, a mulher e uma filha de 6 anos.
Segundo ele, os policiais pediram para que os moradores permanecessem em suas casas e aguardassem a chegada de um oficial de Justiça, que os orientaria sobre o processo de desocupação. Isso não havia ocorrido até então.
"Ficamos prisioneiros em nossas próprias casas", disse Mesquita. De acordo com ele, a ação policial começou por volta das 6h e assustou os moradores.
A área possui 165 mil hectares e foi reconhecida em novembro passado como terra indígena xavante Marãiwatsédé.
Posseiros ocupam a área desde 1992. A terra indígena foi homologada em 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
No último dia 28, um caminhão do governo federal carregado com cestas básicas foi saqueado e incendiado em Posto da Mata.
No início do mês, posseiros armaram uma emboscada frustrada para os agentes federais de segurança que atuam na operação de retirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário