O Secretário de Saúde afirmou que duas vezes por semana há médicos nos povoados, porém o presidente da Associação de moradores revelou que desde 20 de julho não existe atendimento
Presidente de Associação desmente Secretário de Saúde |
Continua dando o que falar em Açailândia as declarações do Secretário de Saúde, Denison Gigante, a respeito de como se encontra a saúde do município. Foi divulgado por meio de Jornal Impresso, Blogs e apresentadores de TV a informação de que em apenas cinco meses, cerca de 122 mil pessoas foram atendidas na gestão de Gleide Santos (PMDB) e que diferente de todo o Brasil, na cidade a saúde está indo a mil maravilhas.
Secretário de Saúde, Denison Gigante |
Sobre a saúde do município, Denison Gigante afirmou que todos os assentamentos tem médico pelo menos uma vez por semana. O presidente da Associação de Moradores do assentamento 50 Biz, Cleiuson, esteve na tarde desta sexta feira (16) na rádio e desmentiu Denison.
Leia Mais
Segundo o presidente a mais de sete meses a Agente de Saúde do 50 Biz, Lúcia, não visita os moradores daquela lugar. Cleiuson revelou que após uma acordo a profissional deixou de exercer sua função e passou a ser gestora do Posto de saúde. O secretário de saúde afirmou desconhecer a situação, porém o presidente da associação afirma que foi a Secretaria de Saúde e informou a direção.
Sobre a afirmação de Denison Gigante de que pelo menos duas vezes por semana o médico ia aos assentamentos, Cleiuson revelou que desde 20 de julho, quando houve um mutirão de saúde, que um médico não vai ao assentamento. O risco de vida que corre os moradores da localidade é alto, caso uma ocorrência grave seja registrada não há ambulância para prestar socorro.
A ambulância do 50 Biz desde a administração do ex-prefeito,Ildemar Gonçalves, é um problema. O veiculo foi adquirido em 2008 por meio de uma emenda parlamentar, porém o veiculo foi conduzido para a sede em Açailândia até o momento nunca apareceu.
No povoado 50 Biz um Fiat Uno é utilizado como ambulância, porém por pelo menos três vezes na semana o veiculo deixa o povoado para conduzir pessoas que fazem tratamento de hemodiálise. Se nesse meio período alguma mulher precisar dar a luz ou alguma pessoa seja esfaqueada, levado um tiro é necessário se fretar um carro para chegar ao Hospital Público Municipal (HMA).
A reclamação na cidade é geral, diversos pacientes denúncia a péssima forma como são tratados. Alguns moradores revelam que ficam até três meses esperando para fazer um exame. Alguns como endoscopia,tomografia, ultrassom transvaginal,mamografia é preciso esperar por até quatro meses.
Açailândia possui 104.047 habitantes segundo senso do IBGE, porém Denison Gigante afirma que em cinco meses foram atendidas 122 mil pessoas. A informação foi bastante criticada pela população, virou motivo de chacota nas redes sociais e foi retirada rapidamente do Portal da Transparência.
Por maicon sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário