sexta-feira, 8 de março de 2013

E, ASSIM ANDA O FUTEBOL BRASILEIRO


Presidente do Sport diz que pagou para jogador ser convocado para seleção

Por Igor Resende, do ESPN.com.br
Getty
Volante Leomar, que passou pela seleção brasileira na era Emerson Leão
Volante Leomar, que passou pela seleção brasileira na era Emerson Leão
O presidente do Sport, Luciano Bivar, admite que pagou uma comissão para facilitar a convocação do volante Leomar para a seleção brasileira em 2000. Em entrevista ao ESPN.com.br, o dirigente do clube pernambucano disse que desembolsou uma quantia em dinheiro para um lobista, que fez contatos para que o jogador fosse chamado.

“Todo mundo faz lobby no futebol brasileiro. Pergunte a Felipão, por exemplo, quantos procuradores ligaram a ele pedindo para que alguém fosse convocado. Essa é a realidade do futebol brasileiro. A gente já fez lobby. Com o Leomar, houve o pagamento para um lobista”, disse Bivar, que não revelou a quantia paga e nem o nome do lobista.

Na época, a convocação de Leomar foi muito estranhada pela imprensa e pelo público. O volante chegou até a ser capitão da equipe e disputou a Copa das Confederações de 2001. O então técnico da seleção era Émerson Leão, que teve sua passagem pelo time chamada de ‘Era Leomar’.

Para se explicar, o presidente do Sport aproveitou para detonar a Lei Pelé. “Essa legislação vai acabar com o futebol brasileiro. Acabou com o profissionalismo dos clubes. Todo mundo coloca jogador para ganhar dinheiro. Não é o melhor que joga. É aquele que dá a melhor comissão. É o lado nefasto dessa legislação”, disse.

Luciano Bivar foi presidente do Sport entre 1997 e 2001, voltou a comandar o clube entre 2005 e 2006 e foi eleito para o cargo pela terceira vez no fim do ano passado. A reportagem do ESPN.com.br tentou contato telefônico com o técnico Émerson Leão, mas até agora não teve sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário