domingo, 11 de agosto de 2013

A reforma política tem se revelada uma verdadeira farsa pelo Congresso Nacional

Depois, ficam indignados quando a gente escreve ser tudo uma farsa. Mas é. O atual Congresso, para não falar nos  anteriores, nada fez até agora para viabilizar a verdadeira  reforma política. Continua nas perfumarias, pretendendo aprovar apenas alterações insignificantes no plano eleitoral, mas ignorando o plano institucional.  Limitou-se o atual Congresso, até agora, a bancar o falso  esquartejador, anunciando que vai  por partes, mas nada de importante virou lei, quer dizer, nem limitação do número de partidos, nem financiamento público de campanhas, nem voto distrital, muito menos fim da reeleição.
Da mesma forma o  ex-presidente Lula e a presidente Dilma,  que desde 2003 diziam  ser a reforma política da exclusiva competência do Congresso, hoje  assumem a liderança apenas  retórica da proposta.
Onde está  a farsa? No fato de que sequer este ano fizeram qualquer coisa concreta,  apesar de decorrido um semestre. Na volta  das férias parlamentares e a um passo do recesso branco pré-eleitoral do ano que vem,  deputados e senadores continuam anunciando  a hora de mudar as instituições político-partidárias. Só que não mudam.  Placidamente, deixaram que o Judiciário ocupasse todos os espaços. Os tribunais permanecem  legislando  sem ser incomodados.
Acordaram, Congresso,  presidente e ex-presidente? Apenas se tiver sido  em plena madrugada. Continuarão de pijamas.   Nada farão, apesar do jogo de cena. Sequer propostas pacíficas se desenvolverão, quanto  mais as polêmicas.
Fica cada vez mais claro que nada mudará, no que depender do Congresso e  do Executivo. Mas como é preciso demonstrar o contrário, ocupam colunas de jornal e tempo nas telinhas e microfones anunciando iniciativas de toda ordem. Também, como exigir s que alterem a lei favorável a seus privilégios  ou  contrariem seus próprios interesses? Pretender que os detentores do poder criem dificuldades ao seu partido e aos aliados? Nem no dia em que o Sargento Garcia prender o Zorro.
Por Carlos Chagas

Um comentário:

  1. Por que você não troca o título de cada artigo que você copia no meu blog? Eu agradeceria se fizesse isso.

    VOCÊ DEVE TROCAR O TÍTULO. PODE COPIAR, MAS O TÍTULO VOCÊ TEM QUE CRIAR UM DIFERENTE DO QUE EU CRIEI!!

    Francisco Castro

    ResponderExcluir