quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Segundo relatório de bombeiros, Itaquerão apresenta 50 irregularidades

Por Marcus Alves, do ESPN.com.br
Veja imagens do grave acidente na Arena Corinthians e algumas repercussões sobre a tragédia
O acidente grave que causou a morte nesta terça-feira de duas pessoas no estádio Itaquerão, em São Paulo, a um mês do prazo dado pela Fifa para o fim da construção, será investigado pelo Ministério Público do Estado e pode resultar até mesmo na suspensão das obras pela Justiça. A queda do guindaste durante a colocação da última parte da cobertura da nova arena do Corinthians aconteceu após vistoria do Corpo de Bombeiros que relatou 50 irregularidades.

Segundo documento obtido pelo ESPN.com.br, até o último dia 29 de outubro o palco de abertura da Copa do Mundo não tinha aprovado o projeto técnico de segurança contra incêndio.
Em razão disso, a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de São Paulo irá solicitar laudo para apontar as causas e um eventual comprometimento na estrutura do estádio que possa colocar sob perigo a integridade física e representar risco para a vida das pessoas. Somente depois de posicionamento da Polícia Técnico-Científica será feita a avaliação das medidas a serem tomadas.
A nova visita do MP e do Corpo de Bombeiros ao Itaquerão já estava anteriormente programada com o departamento jurídico alvinegro e tinha como objetivo investigar as falhas identificadas em itens como escadas de incêndio, falta de detalhamento das plantas e saídas de emergência. Agora, ela deverá ocorrer até a primeira quinzena de dezembro.
No relatório enviado à Promotoria pela corporação na última semana, é citada a "morosidade na correção das inconformidades (...) do Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio" para inviabilizar a aprovação da continuidade das obras ao fim de diversas reuniões.
Procurado pelo ESPN.com.br, o Ministério Público se negou a dar maiores detalhes no momento. Em breve contato com a reportagem, o arquiteto responsável pelo estádio, Aníbal Coutinho, disse que "aparentemente o guindaste se partiu", mas ainda ser precoce realizar qualquer análise.
Existem duas versões para o ocorrido até agora. Uma delas é a de que o guindaste de 500 toneladas não aguentou o peso da última peça da cobertura da parte leste do estádio e desabou, quebrando parte do painel de LED e de parte da arquibancada. Na outra versão, o guindaste teria atingido três estruturas metálicas, que desabaram e causaram o acidente. Em princípio, o Corpo de Bombeiros diz que a primeira é a mais provável.
Em breve nota oficial, o Corinthians lamentou o acidente. "A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista vem público lamentar profundamente o acidente ocorrido há pouco na Arena Corinthians", publicou o clube em seu site oficial. Logo em seguida, ele decretou luto oficial de sete dias.
Segundo anunciado na última semana, as obras do estádio do Corinthians estavam 94% concluídas. Com o acidente e o consequente atraso, uma reunião entre o COL (Comitê Organizador Local) e Odebrecht deve ocorrer para discutir se a abertura e os jogos da Copa do Mundo de 2014 poderão acontecer no Itaquerão.
Em contato com o ESPN.com.br, a Fifa e o COL disseram que não vão se pronunciar porque ainda não têm maiores informações sobre o caso. O secretário-geral geral da Fifa, Jerôme Valcke, e o presidente, Joseph Blatter se manifestaram pelo Twitter e lamentaram o acidente.
"Estou profundamente chateado pela tragédia com trabalhadores mortos na Arena do Corinthians hoje. Nossas sinceras condolências às famílias", publicou Blatter. "Extremamente chocado pelas notícias de São Paulo. Nossas condolências às famílias das vítimas. Estamos aguardando maiores detalhes das autoridades, que estão investigando o acidente", postou Valcke.
A inauguração do Itaquerão estava prevista para o dia 5 de janeiro, conforme previsto pelo secretário-geral da entidade.

Reprodução
Relatório do Corpo de Bombeiros
Relatório do Corpo de Bombeiros



Reprodução
Relatório do Corpo de Bombeiros
Relatório do Corpo de Bombeiros



Reprodução
Relatório do Corpo de Bombeiros
Relatório do Corpo de Bombeiros


Reprodução
Relatório do Corpo de Bombeiros
Relatório do Corpo de Bombeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário