terça-feira, 19 de novembro de 2013

Projeto contra tráfico de pessoas será discutido em encontro internacional no Rio de Janeiro

Uma aliança entre diferentes organizações governamentais e não governamentais organiza nesta quinta-feira (21) um encontro internacional para apresentar e debater o movimento internacional GIFT box e a campanha que foi realizada no Rio de Janeiro em julho deste ano. Também serão discutidas propostas para a continuidade do projeto em 2014 e 2016 – durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas – e trocas de experiências na prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho escravo entre diferentes atores.
Uma das caixas do projeto GIFT box Brasil numa Estação do Teleférico do Alemão Foto: Marcelo Horn/Divulgação SEASDH
Uma das caixas do projeto GIFT box Brasil numa Estação do Teleférico do Alemão
Foto: Marcelo Horn/Divulgação SEASDH
projeto GIFT box consiste numa série de peças de arte que representam “caixas de presentes” enormes. As caixas são colocadas em lugares públicos, onde, ao entrar em cada uma delas, o público pode conhecer relatos de migrantes enfrentaram situações de exploração sexual, laboral, servidão doméstica, adoção ilegal de crianças ou tráfico de órgãos. Em uma das caixas, os transeuntes puderam conhecer ahistória de um grupo de doze trabalhadores resgatados da escravidão no ‘Gilrassic Park’, um zoológico no interior do Maranhão. Para proteger a identidade das vítimas, os nomes foram trocados e trabalhou-se com fotografias de modelos que reconstroem a situação.
O projeto GIFT box Brasil tem como antecedente o projeto GIFT box realizado pela ONG Stop the Traffik e a UN.GIFT durante as Olimipiadas de Londres em 2012. No Brasil, o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEASDH), a ONG Stop the Traffik e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O encontro é aberto e gratuito mediante a inscrição e contará com a presença de diversas autoridades públicas e representantes da sociedade civil. Dentre esses, devem participar o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Zaqueu Teixeira, a secretária nacional de Justiça Heloísa Greco, o coordenador nacional do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da OIT Luiz Machado e o assessor especial das Nações Unidas e fundador da ONG Stop The Traffik Steve Chalke.
Encontro Internacional GIFT box Brasil
Serviço
Encontro Internacional GIFT box Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário