segunda-feira, 16 de setembro de 2013

1ª Semana de Formação Multi Expressiva da Arte da Capoeira

Foto: Da Parceria entre o CDVDH/CB e o Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil nasce a I SEMANA DE FORMAÇÃO MULTIEXPRESSIVA DA CAPOEIRA, com a finalidade de realizar oficinas focadas a Adolescentes e Jovens interessad@s nesta Arte. Este ciclo de oficinas forma parte de nossa programação do dia 21 de setembro com o BATIZADO E TROCA DE CORDAS DA CAPOEIRA DO CDVDH/CB que estará acontecendo na Praça do Pioneiro a partir das 17.00h


O centro de Defesa da Vida , e dos Direitos Humanos Carmen Bascáran, em parceria com o COMUCAA dá incio hoje 2ª feira 16/ 09 na praça do Pioneiro, a agenda dos preparativos para o grande batizado da CAPOEIRA que será realizado no próximo sábado 21/09.
Esta arte vem sendo praticada nos bairros Vl Bom Jardim, Vl Capelosa e Vl Ildemar e centro visando sempre o intuito de profissionalizar as crianças carentes da nossa cidade,tornando os assim cidadãos que buscam seus direitos.

Foto           Centro De Defesa Cdvdh         


O que é CAPOEIRA ? A capoeira é uma Expressão cultural brasileira que mistura arte marcial e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos , é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial Brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.
A roda de capoeira é um círculo de capoeiristas com uma bateria musical em que a capoeira é jogada, tocada e cantada. A roda serve tanto para o jogo, divertimento e espetáculo, quanto para que capoeiristas possam aplicar o que aprenderam durante o treinamento.
Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira cantando e batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do tocador de berimbau ou quando algum outro capoeirista da roda compra o jogo, ou seja, entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles.
Em geral, o objetivo do jogo da capoeira não é o nocaute ou destruir o oponente. O maior objetivo do capoeirista ao entrar em uma roda é a queda, ou seja, derrubar o oponente sem ser golpeado, preferencialmente com uma rasteira. Na maioria das vezes, entre o jogo de um capoeirista mais experiente e um novato, o capoeirista experiente prefere mostrar sua superioridade marcando o golpe no oponente, ou seja, freando o golpe um instante antes de completá-lo. Entre dois capoeiristas experientes o jogo poderá ser muito mais agressivo e as consequências mais graves.
ginga é o movimento básico da capoeira, mas além da ginga são muito comuns os chutes em rotação, rasteiras, floreios (como o aú ou a bananeira), golpes com as mãos, cabeçadas, esquivas, acrobacias (como o salto mortal), giros apoiados nas mãos ou na cabeça e movimentos de grande elasticidade.


Foto

O batizado

O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. Em algumas ocasiões pode-se ver formados e professores recebendo graduações avançadas, momento considerado honroso para o capoeirista.
O batizado parte ao comando do capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária. No caso de alunos mais avançados, o jogo poderá ser com mais de um formado, ou até mesmo com todos os formados presentes, para as graduações avançadas

Quadro com os Nomes dos Golpes


MortaisTraumatizantesDesequilibriantesEsquivasFugasFloreios
Meia-Lua de CompassoMeia-LuaRasteiraNegativa
Rabo de ArraiaMarteloVingativaResistenciaMacacoRelógio
Meia-Lua de FrenteBandaEsquivaS-DobradoPião de Mão
ChibataArmadaArrastãoCocorinhaAú de CabeçaSacarolha
QueixadaTesouraRoléAú sem MãoMortal
PonteiraQueda de QuatroParafuso
BênçãoQueda de RinsFolha Seca
Cotovelhada
Cabeçada
Palma
Joelhada
                                 




Nenhum comentário:

Postar um comentário