segunda-feira, 16 de junho de 2014

Revealed: Asian slave labour producing prawns for supermarkets in US, UK

Tailandeses dos navios fantasmas "que escravizam e até matam os trabalhadores estão ligados à cadeia de fornecimento camarão global, investigação Guardião descobre
Os escravos forçados a trabalhar sem remuneração por anos em um tempo sob a ameaça de extrema violência estão sendo usados ​​na Ásia na produção de  frutos do mar vendidos por importantes dos EUA, britânicos e outros varejistas europeus, o Guardian pode revelar.
A investigação de seis meses foi estabelecido que um grande número de homens comprados e vendidos como animais e detidos contra a sua vontade em barcos de pesca fora  Tailândia  são essenciais para a produção de camarões (comumente chamado de camarão em os EUA) vendidos nos principais  supermercados  de todo o mundo, incluindo os quatro maiores varejistas globais:  Walmart , Carrefour, Costco e Tesco .
A investigação descobriu que o maior produtor de camarão do mundo, com sede em Tailândia  Charoen Pokphand (CP) Foods , compra a farinha de peixe, que se alimenta de seus camarões de criação, a partir de alguns fornecedores que possuir, operar ou comprar a partir de barcos de pesca tripulados com escravos.
Os homens que conseguiram escapar de barcos que abastecem CP Foods e outras companhias como ele disse ao Guardian de condições terríveis, incluindo turnos de 20 horas, espancamentos regulares, a tortura e os assassinatos por execução. Alguns estavam no mar por anos; alguns foram regularmente oferecido metanfetaminas para mantê-los. Alguns tinham visto co-escravos assassinados na frente deles.
Quinze trabalhadores migrantes de  Mianmar  e  Camboja  também contou como eles tinham sido escravizados. Eles disseram que tinha pago corretores para ajudá-los a encontrar trabalho na Tailândia, em fábricas ou na construção civil. Mas eles tinham sido vendidos em vez de capitães de barco, às vezes por tão pouco quanto £ 250.
"Eu pensei que ia morrer", disse Vuthy, um ex-monge do Camboja que foi vendido a partir de capitão para capitão. "Eles me mantido acorrentado, eles não se preocupam comigo ou me dar qualquer comida ... Eles venderam-nos como animais, mas não somos animais -. Somos seres humanos"
Outra vítima de tráfico disse que tinha visto até 20 co-escravos mortos em frente a ele, um dos quais foi amarrado, membro por membro, para os arcos de quatro barcos e se separaram no mar.
"Nós apanhar mesmo que trabalhou duro", disse outro. "Todos os birmaneses, [mesmo] em todos os outros barcos, foram traficadas. Havia muitos de nós [os escravos] seria impossível contá-los todos ".
CP Foods - uma empresa com um faturamento anual de US $ 33 bilhões (R $ 20 bilhões) que se marcas como "a cozinha do mundo" - vende sua marca própria alimentação de camarão para outras fazendas e suprimentos supermercados internacionais, bem como os fabricantes de alimentos e varejistas de alimentos, com camarões congelados ou cozidos e refeições prontas. Ele também vende materiais de camarão cru para distribuidores de alimentos.
Além Walmart, Carrefour, Tesco e Costco, o Guardian identificou  AldiMorrisons , o Co-operative e Islândia como clientes da CP Foods. Todos eles vendem camarões congelados ou cozidos, ou pratos prontos, como camarão stir fry, fornecidos pela CP Foods e suas subsidiárias. CP Foods admite que o trabalho escravo é parte de sua cadeia de suprimentos.
"Não estamos aqui para defender o que está acontecendo", disse Bob Miller, diretor Unido CP Foods. "Nós sabemos que há problemas com relação ao material [raw] que vem em [a porta], mas até que ponto isto é, nós simplesmente não têm visibilidade."
As obras da cadeia de suprimentos, desta forma: navios negreiros que operam águas internacionais fora de Tailândia recolher grandes quantidades de "peixe de lixo", infantil ou peixe não comestíveis. The Guardian traçou este peixe no desembarque para as fábricas onde são moídos em farinha para venda subsequente ao Foods CP. A empresa usa essa farinha de peixe para alimentar os seus camarões de criação, que então navios para clientes internacionais.
O alarme sobre  a escravidão  na indústria de pesca tailandês foi soou antes por organizações não-governamentais e em relatórios da ONU.
Mas agora, pela primeira vez, o Guardian estabeleceu como as peças das longas cadeias de suprimentos complexas conectar escravidão principais produtores e varejistas.
"Se você comprar camarão ou camarão da Tailândia, você estará comprando o produto do trabalho escravo", disse Aidan McQuade, diretor da  Anti-Slavery International .
The Guardian realizou dezenas de entrevistas com pescadores, capitães de barco, gerentes de barco, proprietários de fábricas e funcionários tailandeses e em torno de vários portos em Thailand.Thailand goza de uma posição privilegiada como maior exportador de camarão do mundo em uma grande indústria de frutos do mar para a exportação estimado em cerca de US $ 7,3 bilhões. Através de multinacionais como a CP Foods, navios Tailândia fora cerca de 500 mil toneladas de camarão por ano - quase 10% do que é explorada por CP Foods sozinho.
Embora a escravidão é ilegal em todos os países do mundo, incluindo Tailândia, cerca de 21 milhões de homens, mulheres e crianças são escravizadas no mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Essas pessoas podem ter sido vendidos como bens, forçados a trabalhar sob ameaça física ou mental, ou encontram-se controladas por seus "empregadores". Tailândia é considerada uma  fonte importante, de trânsito e país de destino para a escravidão , e quase meio milhão de pessoas são acreditados para ser escravizado atualmente dentro das fronteiras da Tailândia. Não há registro oficial de quantos homens são escravizados em barcos de pesca. Mas o governo tailandês estima que até 300 mil pessoas trabalham em sua indústria de pesca, 90% dos quais são migrantes vulneráveis ​​a ser enganados, traficadas e vendidas para o mar. Grupos de direitos humanos há muito tempo apontou para escassez de trabalho maciço da Tailândia em seu setor de pesca, que - juntamente com um aumento da demanda de os EUA ea Europa para camarões baratos - tem impulsionado a necessidade de mão de obra barata.
"Nós gostaríamos de resolver o problema da Tailândia, porque não há dúvida de interesses comerciais criaram grande parte deste problema", admite resultados da CP Foods Miller.The Guarda vir em um momento crucial. Depois de ser advertido por quatro anos consecutivos que ele não estava fazendo o suficiente para combater a escravidão, a Tailândia se arrisca a ser dada a classificação mais baixa no índice de tráfico de seres humanos do Departamento de Estado dos EUA, que notas 188 países de acordo com o quão bem eles o combate e prevenção do tráfico humano.
Despromovido para tier 3 colocaria Tailândia, que está às voltas com as conseqüências de um golpe de Estado, em pé de igualdade com a Coréia do Norte eo Irã, e poderia resultar em um rebaixamento do status comercial da Tailândia com os EUA.
"A Tailândia é comprometido com a luta contra o tráfico de pessoas", disse o embaixador tailandês para os EUA, Vijavat Isarabhakdi. "Nós sabemos que muito mais precisa ser feito, mas nós também temos feito progressos muito significativos para resolver o problema."
Apesar de o governo tailandês disse ao Guardian que "a luta contra o tráfico de pessoas é uma prioridade nacional", a nossa investigação secreta revelou uma anárquica e não regulamentada indústria executado por criminosos ea máfia tailandesa - facilitada por funcionários tailandeses e sustentada pelos corretores que fornecem trabalho migrante barato para os proprietários de barco.
"As autoridades tailandesas poderia se livrar dos corretores e organizar [legal] emprego", disse um alto funcionário tailandês, que é encarregado de investigar casos de tráfico de pessoas, disse sob condição de anonimato. "Mas o governo não quer fazer isso, ele não quer tomar uma atitude. Enquanto [barco] proprietários ainda dependem de corretores - e não o governo - para abastecer os trabalhadores, então o problema nunca vai embora. "
Ativistas de direitos humanos acreditam que a indústria de frutos do mar e exportação da Tailândia, provavelmente em colapso sem escravidão. Eles dizem que, há pouco incentivo para o governo tailandês para agir e pediram para os consumidores e varejistas internacionais para exigir ação.
"Marcas globais e varejistas pode fazer tanto bem sem trazer um risco muito grande para si, basta fazer valer os seus padrões de fornecimento, que geralmente proíbem o trabalho forçado e do trabalho infantil", disse Lisa Rende Taylor da Anti-Slavery International. "E se as empresas locais perceber que os resultados não-conformidade em perda de negócios, ele tem o potencial para trazer mudanças positivas enorme na vida dos trabalhadores migrantes e vítimas de tráfico." The Guardian pediu aos supermercados para comentar sobre a nossa descoberta da escravidão no suas cadeias de suprimentos.
Todos disseram que condenou a escravidão eo tráfico de seres humanos para o trabalho. Todos eles também apontou para sistemas de auditoria que têm no local para verificar as condições de trabalho. Diversos varejistas se uniram uma nova iniciativa chamada Projeto Issara (Freedom Project) para discutir como eles devem responder e vários participou de uma reunião com os principais produtores em Bangkok, no final do mês passado em que a escravidão foi discutido.
Walmart, o maior varejista do mundo, disse: "Estamos ativamente envolvidos nesta questão e desempenhando um papel importante em reunir as partes interessadas para ajudar a erradicar o tráfico de pessoas do setor de exportação de frutos do mar da Tailândia."
Carrefour disse que realiza auditorias sociais de todos os fornecedores, incluindo a fábrica de CP que abastece-lo com alguns camarões. Ele reforçou o processo depois de alertas em 2012. Ele admitiu que não verificou até o fim de suas cadeias complexas.
Costco nos disse que iria exigir que seus fornecedores de camarão tailandês "de tomar medidas correctivas para policiar suas fontes de matéria-prima".
Um porta-voz da Tesco disse: "Nós consideramos a escravidão como completamente inaceitável. Estamos trabalhando com a CP Foods para garantir a cadeia de abastecimento é livre de escravidão, e também estão trabalhando em parceria com a Organização Internacional do Trabalho [OIT] e Ethical Trading Initiative para alcançar a mudança mais ampla em toda a indústria de pesca tailandês. "
Morrisons disse que iria levar o assunto com CP urgência. "Estamos preocupados com as conclusões do inquérito. Nossa política de negociação ética proíbe o uso de trabalho forçado por parte dos fornecedores e seus fornecedores ".
O Co-operative estava entre aqueles dizendo que já estava trabalhando para compreender "as condições de trabalho para além do nível de processamento". "O grave problema do tráfico humano em barcos de pesca é um desafio para tratar e requer uma parceria" em que está ativamente envolvida.
O director-geral de compra corporativa na Aldi Reino Unido, Tony Baines, disse: "Nossos padrões de fornecimento, que fazem parte dos termos e condições contratuais da Aldi, estipula que os nossos fornecedores devem cumprir as leis nacionais aplicáveis, padrões mínimos da indústria e convenções da OIT e das Nações Unidas dos direitos humanos, o que é norma mais rigorosa.
"Estas normas exigem também que os fornecedores não se envolver em qualquer forma de trabalho forçado e práticas relacionadas. Aldi não vai tolerar práticas e condições que violam os direitos humanos básicos no local de trabalho ".
Islândia disse que só proveniente de uma linha contendo camarões de uma subsidiária CP mas foi com agrado que CP era "na vanguarda dos esforços para elevar os padrões na indústria de pesca tailandês".
CP disse em um comunicado que acredita que a coisa certa era usar o seu peso comercial para tentar influenciar o governo tailandês para agir, em vez de andar longe da indústria de pesca tailandês, embora esteja a pôr em prática planos para usar proteínas alternativas na sua alimentação de modo que possa eliminar a farinha de peixe tailandês em 2021, se necessário. Ele disse que já tinha apertado controlo sobre a forma como a sua farinha de peixe é adquirido. Embora reconheça que os trabalhadores em barcos são explorados, acrescentou que o departamento tailandês de pesca continua a negar que os barcos não registrados são um problema. "Não podemos fazer nada, e testemunhar estas questões sociais e ambientais destruir os mares em torno da Tailândia, ou podemos ajudá planos de melhoria da unidade. Estamos fazendo um bom progresso ", disse.
• Este artigo foi alterado em 11 de Junho 2014 como uma versão anterior disse navios Tailândia fora cerca de 50 mil toneladas de camarão por ano. Isto foi corrigido para dizer 500.000 toneladas.
Artigo publicado originalmente no The Guardian 

Nenhum comentário:

Postar um comentário